quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Quando o mundo perde a côr.



O mundo e a vida são feitos de cores.

Mas nem todas as pessoas vêm isso da mesma forma. Existem determinados acontecimentos que levam a que certas pessoas passem a ver a vida numa escala de vários tons de cinzento.

Um bom exemplo para explicar isto é como se para essas pessoas a vida não passasse de um túnel escuro que, para onde quer que se olhe, não se vê nem luz nem nenhuma saída possível.

Para estas pessoas, que apesar de tudo estão conscientes das coisas boas que têm na vida (saúde, emprego, casa, família, etc), a depressão é um estado que não conseguem ultrapassar.

Nos últimos anos tem aumentado o número de pessoas que sofrem de depressão.

Pode ocorrer em todas as faixas etárias, mas a adolescência é o período de maior risco, principalmente para as mulheres. Nos homens, é entre os 35 e os 44 anos que o risco aumenta.

Imagem retirada daqui.

Para quem sofre de depressão, o início da manhã é vivido com uma preocupação intensa, visto que há todo um dia a enfrentar, não se sabendo como, o que gera um grande sentimento de angústia. A maior incidência de casos de depressão revela-se no Outono e no Inverno, sendo que existe uma redução quando chega a Primavera.

As causas da depressão podem ser variadas:
- Excesso de pressão no trabalho;
- Início de aulas;
- Despedimento;
- Divórcio;
- Solidão;
- Morte de alguém chegado;
- Maternidade;
- Doenças diversas;
- Vítima de acidente;
- Vítima de rapto;
- Vítima de violência física, etc.

Quem vive uma depressão pode evidenciar alguns dos seguintes sintomas:
- Sentimento de tristeza;
- Choro fácil;
- Perturbações do sono;
- Alterações de peso;
- Falta de interesse por actividades que antes consideravam agradáveis;
- Sensação de cansaço e fadiga;
- Sentimento de incapacidade e de inadaptação;
- Falta de interesse pelo sexo;
- Pensar demasiado no passado.

Apesar de tudo, é possível tratar a depressão, sendo que é bastante importante iniciar o tratamento quando se revelam os primeiros sinais da doença. Logo que seja feito este diagnóstico, o médico pode prescrever o tratamento mais adequado, sendo que actualmente se procura associar a tomada de medicamentos á psicoterapia.

O tratamento da depressão prolonga-se por um período de tempo nunca inferior a 6 meses. Durante esta fase todo o apoio e compreensão dos familiares e amigos é de elevada importância.

Ter uma depressão não é sinal de fraqueza, nem deve ser vivido com medo e/ou vergonha.

Para mais informações, ler aqui, aqui, aqui e aqui.

Um grande abraço, cheio de carinho e compreensão, para todos os que passam ou já passaram por esta situação ou que acompanharam alguém neste processo. É importante não desistir. é importante acreditar que todas as cores bonitas voltarão a brilhar!


Peter Gabriel & Kate Bush - "Don't give up"

...

don't give up
'cos you have friends
don't give up
you're not beaten yet
don't give up
I know you can make it good
...
don't give up
you still have us
don't give up
we don't need much of anything
don't give up
'cause somewhere there's a place
where we belong
...
don't give up
'cause you have friends
don't give up
you're not the only one
don't give up
no reason to be ashamed
don't give up
you still have us
don't give up now
we're proud of who you are
don't give up
you know it's never been easy
don't give up
'cause I believe there's the a place
there's a place where we belong

PS - Sei que a música é um bocadinho triste, mas é uma mensagem de força e apoio para quem dela necessita.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Para a minha mais que tudo.


Faz hoje 11 anos que chegaste até nós.

Eu não queria nenhum bicho lá em casa. Sabia que havia de sobrar muito para mim. Mas pronto... o mano chateou tanto, que o pai encontrou quem lhe desse um animal de 4 patas para lhe fazer a vontade.

A primeira vez que te vi, a minha atitude foi dizer “Irra, que bicho tão feio!”. Mas logo de seguida te enrolei num guardanapo de pano e levei-te para casa dentro do meu blusão que tinha pêlo por dentro. Era para ires mais quentinha.

Eras tão pequenina. Mal abrias os olhos. E acho que naqueles 10 minutos do percurso até casa me conquistaste. O mano, que naquela altura era um puto de 10 anos, estava delirante. E logo fez questão de te baptizar: Putchi. “Mas tu não vês que isso é nome de cão e o bicho é uma cadela?”, dizia-lhe eu, mas o puto tinha a ideia fixa e, pronto, Putchi se chamou.

Na primeira noite lá em casa não paravas de ganir. Até que o pai teve uma grande ideia: colocar um saco de água quente dentro da alcofa onde dormias. Foi remédio santo! Dormias a noite inteirinha.

Tenho pena de não ter fotos tuas dessa altura... gostava de recordar e de ver como eras tão engraçada quando eras pequenina.

Foste crescendo. E todos nós nos fomos afeiçoando a ti. Claro que conforme crescias, ias também fazendo as tuas travessuras. Começaste a roer o rodapé do corredor, que era de cortiça. Mesmo sendo castigada, no dia seguinte voltavas a fazer o mesmo. Isso fez com que o pai se zangasse e te quisesse dar a um colega que era caçador. Ainda me lembro… estava eu a entrar no prédio e ele levava-te por um cordel como se fosse uma trela. E aí eu implorei por tudo para ele não te dar ao colega. E consegui que ficasses…

Passaste a ser como um membro da família. Sempre presente nos momentos bons e nos momentos maus. Estiveste ao pé de mim quando eu chorava. Estiveste ao pé de mim quando eu estudava. Estavas lá no dia que saí de casa… parecia que estavas a sentir que eu me ía afastar. Estavas lá quando me sentias que eu estava triste e vinhas para o pé de mim e puxavas a minha mão para te fazer festas. Nem sabes o bem que isso me sabia.

Hoje não te vejo com tanta frequência como eu gostaria. Mas não há dia que eu fale com alguém lá de casa e pergunte por ti. E ás vezes sinto saudades dos teus mimos, do teu olhar terno.

Faz hoje 11 anos que chegaste até nós. E eu peço que fiques entre nós por muitos mais anos.

Logo vou ver-te e vou encher-te de miminhos e festinhas!



Parabéns para ti, linda PUTCHI!!!!

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Pensamento do dia

.

"O Universo dá-nos todas as ferramentas que precisamos para sermos felizes... podemos é não saber usá-las!", by me.

E eu acrescento que devo ser uma das que não sabe...

Estás a ver? Cá está a frase de ontem!


Vanessa da Mata & Ben Harper – “Good Luck”

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Romântico V


Kate (Sandra Bullock) é uma médica solitária que vai deixar a casa onde mora, á beira de um lago. Ela deixa na caixa do correio uma mensagem para o novo morador da casa, Alex (Keanu Reeves). E também começa a receber cartas deixadas por ele. No entanto, apercebem-se que vivem separados 2 anos, mas de alguma forma conseguem comunicar através das cartas deixadas na caixa do correio. Entre eles surge um sentimento forte a que não conseguem resistir e vão tentar enganar o tempo para que se possam encontrar e finalmente possam viver o seu Amor.

Um filme romântico, onde por vezes nos confundimos com o avançar e recuar do tempo. Será possível cruzar 2 linhas temporais para que 2 pessoas finalmente se encontrem? Será possível que “aquela” pessoa esteja exactamente aqui, mas num tempo diferente do nosso?

“The lake house – A casa do lago”


Pelos vistos, o Amor é capaz de superar todas as distâncias, não só físicas como também temporais. Pelo menos, assim é no filme.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Feliz 2008!!!

No início deste novo ano, quero desejar a todos um excelente 2008 com muita saúde, paz, Amor, sorte, esperança e que os desejos não concretizados até aqui se realizem neste ano. Que todos tenhamos a a força para ultrapassar todos os obstáculos e persistência para não desistir dos nossos objectivos. Que tenhamos humildade para reconhecermos os nossos erros e dar razão a quem a tem. Que aproveitemos cada dia ao máximo e que todos encontremos a felicidade.

A minha fase de nostalgia e introspecção ainda dura, mas felizmente que agora já estou quase a dominá-la e esforço-me por a fazer terminar rapidamente. É que nesta altura existem muitos acontecimentos ao mesmo tempo. É o Natal, é o meu aniversário (pois, estou um ano mais velha…) e a passagem de ano. Quer queira ou não, acabo sempre por “fechar para balanço” e ás vezes, por ser demasiado crítica comigo mesma e demasiado pessimista também, acabo por ser muito dura comigo própria.

O que me deixou com esperança para este novo ano é que um astrólogo na televisão veio dizer que o meu signo (Capricórnio) este ano é o 3º melhor signo, depois do Escorpião e do Touro. Segundo as suas palavras, Júpiter e Saturno estão conjugados de tal forma que vão surgir novas oportunidades para os capricornianos e que todos os planos se vão concretizar. Será que é desta que vou poder passar 1 mês de férias numa ilha paradisíaca, com muito sol, areia branca e água quentinha? Será que é desta que me sai o Euromilhões? Será que o “meu” Benfica ainda vai dar a volta por cima e ser campeão esta época? Bom, se calhar já estou a fazer planos a mais…

Brincadeiras á parte, na verdade eu desejo muito que neste ano os meus esforços para melhorar a minha vida não sejam em vão, como tem sido até aqui. Depois de algumas escorregadelas, espero sinceramente que existam algumas boas mudanças na minha vida… é que é difícil que, apesar de muito empenho, a nossa vida fique estagnada por muito tempo. Chega uma altura em que precisamos de ver resultados e de sentir que valeu a pena o nosso esforço. E eu quero acreditar que este ano me vai trazer alguma coisa boa. Claro que elas não caem do céu, somos nós que fazemos com que as coisas aconteçam. Mas nem tudo depende só de nós. E eu quero manter a esperança de que no fim deste ano me vou sentir melhor e mais realizada do que no ano passado, já que 2007 foi sob muitos aspectos um ano muito complicado para mim.

Mais uma vez, desejo a todos um óptimo ano 2008!!!!


Vangelis - "Chariots of fire"