terça-feira, 25 de março de 2008

Em busca de um sorriso mais bonito! 01

A ortodôncia ou ortodontia (penso que são válidos ambos os termos) é a área da medicina dentária que corrige os dentes e os maxilares que estão posicionados incorrectamente. Dentes tortos ou que não encaixam correctamente são mais difíceis de manter limpos e estão em risco de se perderem prematuramente devido à cárie dentária ou à doença periodontal e causam um stress extra nos músculos mastigadores que pode conduzir a dores de cabeça, alterações temporo-mandibulares e a dores de pescoço, ombros ou costas. Os dentes mal posicionados também podem alterar a aparência de um indivíduo.

O tratamento ortodôntico tem como objectivo, alinhar e nivelar os dentes a fim de corrigir problemas estéticos e funcionais. A primeira característica a ter em conta, é a avaliação do factor idade e o tipo de mal oclusão (dentes apinhados, dentes superiores mais saídos que os inferiores, ou vice-versa, linha central dos dentes superiores e inferiores desalinhada, dentes muito separados, etc.), visto que cada paciente responde de forma diferente ao tratamento.

Não existe uma "idade ideal" para se fazer uma correcção dentária. Quem pode e deve analisar e recomendar será o especialista em ortodontia. O tempo de tratamento varia de acordo com os factores que levaram à colocação do aparelho, por isso não é possível definir com precisão a duração do uso do aparelho. Em média, dois a três anos é o tempo de tratamento activo. A colaboração do paciente e de alguns factores biológicos podem interferir no tempo e nos resultados finais planeados. É importante a consciencialização do paciente para a colaboração com o ortodontista durante o tratamento. Seguir as instruções dadas, principalmente em relação a higiene oral, pois os resíduos alimentares podem dar origem as cáries e problemas gengivais mais sérios.

Existem vários tipos de aparelhos de correcção:

Brackets em metal










Brackets metálicos colocados no lado de dentro da boca










Brackets em porcelana (cerâmicos)










Sistema invísivel (método quase invisível para corrigir os dentes, utilizando uma série de alinhadores transparentes, removíveis e confortáveis)













E porquê esta palestra?


Porque sempre tive os dentes superiores mais saídos do que os inferiores (aspecto de coelhinha!), além de que 2 dentes estão um pouco desalinhados dos restantes. Apesar de algumas pessoas me dizerem que os dentes assim até me dão alguma piada, a verdade é que nunca me senti muito confortável com o aspecto da minha boca. Daí que depois de vários anos (sim, vários anos) me tenha decidido finalmente a corrigir este “problema”.

Como o meu maxilar superior não tem espaço suficiente para chegar os dentes para trás e alinhá-los, fui informada que teria que extrair o 1º pré-molar a seguir aos dentes caninos de ambos os lados.


(sim... são as minhas "favolinhas"!)


A 1ª etapa começou hoje. Foi extraído o pré-molar do lado direito. Na próxima 6ª feira será extraído o do lado esquerdo. E depois começará a preparação para a colocação do aparelho que no meu caso será dos que tem brackets cerâmicos e que por isso se tornam mais discretos. Durante uns meses além dos aparelhos, irei também ter aspecto de desdentada já que demorará algum tempo até os dentes da frente recuarem e ocuparem o espaço dos dentes extraídos.

Pessoas conhecidas que já usaram aparelho nos dentes:

Tom Cruise














Cristiano Ronaldo










Simão Sabrosa














Carla Matadinho
(atenção... o post ainda continua... não párem nesta foto!)














Tânia Ribas de Oliveira











Sei que vai ser um processo longo, afinal andar “armadilhada” durante uns 2 anos é muito tempo, mas o que importa é pensar que depois eu vou ter os dentes alinhados, um sorriso bonito e vou poder sorrir sem qualquer complexo tal como:

Scarlet Johanson












Penélope Cruz (com quem me atrevo a dizer que até tenho algumas parecenças, quem me conhece acho que pode comprovar)













Angelina Jolie















Para mais eclarecimentos podem consultar aqui, aqui e aqui.


PS - Este foi o post que mais trabalho deu a publicar. Vi-me grega para que ficasse tudo alinhadinho. Por falar em gregos... parece que a nossa selecção está a perder...

quinta-feira, 20 de março de 2008

Páscoa Feliz!



Para não virem aí dizer que no ano passado eu tratei mal os coelhinhos da Páscoa, pedi a este simpático coelhinho que passasse aqui com o seu ar bem sorridente e com um cesto cheio de docinhos para vocês e para vos desejar uma boa Páscoa!

Aproveitem bem o fim-de-semana grande!

Beijocas para todos!

terça-feira, 18 de março de 2008

Dia do Pai

Hoje é Dia do Pai.

Um dia especial de homenagem a todos os homens que são pais, aos que o serão no futuro, aos que já se foram desta vida e todos os que por qualquer motivo já o tenham sido e não o sejam agora...

Que pelo menos neste dia pais e filhos estejam mais próximos... não em distância, mas sim no coração!

Para todos os Pais: um excelente dia!!!!!!!

Para o meu: um beijo enorme! Vemo-nos logo!

Ronan Keating & Yusuf Islam - "Father And Son "

Para ver/ouvir a versão original, pode vir aqui.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Ajuda informática...

ADENDA:
Parece que o problema se resolveu sozinho... Na 6ª feira já estava tudo operacional!
:D
--------------------------------------------------------------------------------------

O post anterior foi o 1º post escrito em casa... estou a aproveitar um pack promocianal da TV cabo, com internet á borla por 2 meses. E estava toda animada por ir publicar o meu 1º post a partir do aconchego do lar (se é que se pode chamar aconchego a estar sentada no chão em frente do PC...). Urgente: colocar na lista de compras: secretária para o PC.

Foi escrito e publicado ontem, podem ver que tem a data de 13 de Março.

No entanto, acabei depois por não o deixar publicado devido a um problemita... Reparei que em todos os meus posts não conseguia visualizar os vídeos que lá tinha introduzido (fosse no post anterior, ou nos outros todos que foram publicados aqui do escritório).

Claro que hoje mal cheguei ao escritório, fui ver o que se passava e... é claro que todos os vídeos estavam visíveis. Penso que será alguma definição no meu PC lá de casa que não me deixa ver os vídeos no blog. Andei a ver nas Opções da Internet no menu Ferramentas, mas não consegui descobrir...

Cheguei a pensar em fazer qualquer coisa deste género:

Será que alguém me pode ajudar?

É que não visualizando os vídeos quando escrevo o post em casa, fico com receio de que o post não fique em condições.

Agradeço a quem me possa ajudar!

Beijinhos e bom fim-de-semana para todos!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Romântico VI

Frank Farmer é um ex agente dos serviços secretos, que vive com a culpa de ter falhado na protecção do presidente Ronanld Reagan, que tinha sido alvo de uma tentativa de assassinato. Frank é agora um guarda-costas e foi contratado para proteger Rachel Marron, uma grande cantora e actriz, que está a receber ameaças por meio de cartas anónimas. Por entre as ameaças recebidas e a protecção incondicional de Frank, eles acabam por se apaixonar mas ele não deixa este amor evoluir, pois quando estão juntos Rachel fica vulnerável.

"The Bodyguard - O Guarda Costas"


Este filme recebeu várias nomeações, tais como:
Oscar 1993 (EUA):
- Indicado na categoria de Melhor Canção, por I Have Nothing e Run to You.

Grammy Awards 1994 (EUA):
- Indicado nas categorias de Melhor Canção Escrita para Cinema ou Televisão (I Have Nothing e Run to You).

MTV Movie Awards 1993 (EUA):
- Venceu nas categorias de Melhor Filme e Melhor Canção para Cinema (I Will Always Love You).
- Indicado nas categorias de Melhor Actuação Feminina (Whitney Houston), Melhor Actuação Masculina (Kevin Costner), Melhor Filme, Homem Mais Desejável (Kevin Costner), Melhor Dupla de Cinema (Kevin Costner e Whitney Houston).


Para ouvir e recordar:

Whitney Houston – “I will always love you”

sexta-feira, 7 de março de 2008

Amanhã: Dia Internacional da Mulher

Amanhã é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Para saber mais, pode consultar aqui.

Não sou feminista, nem coisa que se pareça, mas acho bonito que nós mulheres tenhamos um dia nosso. Um dia que em que, depois de séculos de repressão e inferioridade, por diversos acontecimentos as mulheres quase terem atingido a igualdade em relação aos homens. E digo quase, porque em pleno século XXI a mulher continua ainda a ser muito discriminada em várias situações. Seja no emprego, seja na vida doméstica. Penso que ainda há um longo caminho a percorrer até que se atinja mesmo a igualdade entre ambos os sexos.


E é especialmente para todas as mulheres que deixo estas 2 músicas. Mas também para todos os homens que têm uma mulher a seu lado, que merece todo o carinho e dedicação que, como é lógico, devem ser dados mutuamente.

John Lennon – “Woman”

Eric Clapton – “Wonderful Tonight “



Bom fim-de-semana para todos!

terça-feira, 4 de março de 2008

Bébés!

O assunto de hoje é: bebés!

Não sei se será devido aos "espectaculares" e "generosos" incentivos á natalidade atribuídos pelo governo… Ou se foi o Verão, em que as hormonas andam aos saltos (digo eu) que fez dar asas a situações ainda mais quentes. Ou se foi o Inverno que por ser frio fez com que houvesse aconchego a mais. Ou se foi a Primavera, as flores no campo, os passarinhos a cantar e tal…

Bom… não importa o que foi. O que importa é que parece que agora andam a nascer muitos bebés. Quer dizer, pelo menos á minha volta têm nascido uns quantos novos familiares e outros estão a caminho.
Ora vamos a contas:
- No início do ano passado o primo G. e a A. foram pais da Teresa.
- Em Outubro a prima A. (mana do G.) e o André foram papás do Martim.
- Já em Janeiro deste ano, a prima S. e o P. receberam a visita do Santiago.
- O M. (mano da S.) foi o que mais se adiantou: andou a brincar cedo demais e teve uma prenda inesperada. O Francisco já vai fazer 8 anos.

Da parte da minha mãe, em que eu sou a prima mais velha, já todos os primos têm a sua descendência. Quer dizer, ainda falta a C. mas ela ainda só tem 10 aninhos. Pois é… ando mesmo a ficar para trás…

O meu mano a ver se tem juízo… é que eu ainda não estou com muita vontade de ser tia. Puto: tu és novo, tomaste atenção ás aulas de ciências da natureza, eu também falei contigo… Por isso, quando andares á chuva protege-te, ok?

A prima M., prima por parte do meu pai, daqui por uns mesitos será mamã de uma menina (penso que o nome ainda não está escolhido).

Depois temos os amigos. Ora vamos lá ver se não me escapa nenhum… No fim de 2006, chegou a Lara. O ano passado foi a vez de virem a este mundo o Rafael, o João e a Matilde. Ah, e o irmão da minha amiga de sempre teve uma Leonor (imitador… esse nome estava reservado para mim!). E a prima dela ficou também há pouco tempo a saber que está de bébé!

Depois, aqui neste mundo virtual: O Cap Créus recebeu em Janeiro a chegada do Chico (perdão: Francisco!!! :D ). A Suspeita irá ser mamã do Pedro Afonso. E a Cosmic Girl também está de bebé. E se por aí existirem mais futuros papás ou mamãs, vá lá, acusem-se!


Para todos os papás, mamãs e respectivos filhotes, para os que eu conheço e para os que não conheço, o que desejo é que sejam todos muito felizes e que vos corra tudo bem! Ah… e sintam-se orgulhosos por estarem a fazer com que este país não seja considerado apenas um país de velhos como tanto se tem falado por aí!

Felicidades para todos!

E se os "piquenos" forem mázinhos e não vos deixarem dormir de noite, experimentem cantar-lhes uma das canções seguintes... pode ser que ajude! :D

“Vitinho”



“Patinhos”


Imagens de Anne Geddes

E com isto tudo o meu relógio biológico cada vez mais vai aumentando o som do tique-taque... Mas ainda vai ter que continuar assim por mais um bom tempo...