sexta-feira, 18 de maio de 2007

O meu "meme".

Antes de tudo importa explicar o que é um "meme" (explicação retirada do blog do Afgane).

Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou a teus descendentes. Os "memes" podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".

Reparei que há uns dias surgiu aqui na blogosfera uma novo desafio. O de pedir a alguém para indicar qual o seu "meme". E calhou que fosse o Afgane a lançar-me este desafio. E eu não o iria deixar passar em branco.

Depois de ponderar um pouco...achei que este é o meu "meme":

O pior de tudo não é não se ter conseguido; é nem sequer se ter tentado!


Foi alguém muito querido dos tempos de universidade que a mim me passou este "meme" (Nuno Pedro: eras um colega e um amigo de quem eu gostava muito. O que será feito de ti?).

E escolhi este "meme" porquê?

Para já...é uma frase que eu costumo dizer com alguma frequência quando vejo pessoas indecisas em relação a algo. É preciso arriscar...porque já lá diz o ditado: quem não arrisca, não petisca! E depois, porque pior que viver com a tristeza de não ter atingido um determinado fim ou objectivo, é ficar-se quieto e não fazer nada para o atingir. E se algumas decisões que eu tomei não se revelaram as melhores, o que é certo é que com elas aprendi. Posso não ter conseguido, mas tentei!!!!!

Às vezes somos confrontados com determinadas situações em que temos que agir ou decidir de determinada forma. Acabamos frequentemente por ficar indecisos sobre o que fazer. Pesamos e medimos as consequências, mas não podemos evitar senitr a incerteza de se estamos ou não a tomar a opção certa. Mas ficar parados é que não pode ser e portanto há que decidir, há que agir e seguir em frente! E depois enfrentaremos as consequências. Podem ser más...mas pelo menos tentámos. E podem ser boas...e aí sentir-nos-emos felizes por ver que valeu todo o esforço e todo o empenho!

Quando estabelecemos uma meta, quando tomamos uma decisão, estamos já a tentar algo por nós próprios.

Estarmos na busca de algo melhor, algo que nos faça sentir que é bom estarmos vivos (seja um novo emprego, seja um novo carro, seja um hobby, seja o que for): é bom.

Ter alguma ambição na vida: é bom.

Querer estarmos melhor amanhã do que estamos hoje: é bom.

Agora não podemos é ficar parados à espera que as coisas apareçam caídas do céu.

Sem esforço e dedicação nada se alcança. E quando vemos os nossos desejos realizados sentimos um enorme gozo por vermos que o nosso esforço não foi em vão!

E, se por acaso as coisas não correrem como tinha sido idealizado, temos que aprender com os erros e evitá-los no futuro. E não podemos pensar que no futuro irá acontecer o mesmo. Isso é já estarmos quase a assumir uma derrota!

E de hoje em diante vou aplicar mais ainda este "meme" na minha vida. Porque a vida é tão curtinha... Porque tenho sonhos que quero realizar... Porque persigo a felicidade... Porque quero olhar mais para o futuro... Porque acho que devo arriscar...

Gostaria agora de saber o "meme" das seguintes pessoas:

18 comentários:

Van Dog disse...

Carracinha, gostei do teu "meme". Aqui há tempos vi um filme que é uma verdadeira lição de vida no que tem a ver com tentar, não desistir, decidir, ... O teu texto fez-me recordá-lo: "Touching the Void". É sobre alpinismo.
Agora vou-me concentrar no meu "meme".........

Afgane disse...

Cara carracinha,
Adorei o "meme" o meu feeling não me enganou. Em tempos vi um filme cómico em que um certo general dizia para soldado "Aprecio homens que tentamm.. -depois acrescentava- ...detesto homens que falham. Ainda hoje rio dessa parte do filme. Na verdade nós levamos a vida atentar mas falhar? Se alguma coisa aprendemos é que o que parece um erro hoje pode amanhã mostrar-se como certo e vice-versa. O mais interessante da vida, na minha óptica é que: Escorregamos do passado para tropeçar no presente e batemos no futuro, este por acaso é já ali.
Excelente "Meme" e muito bem escrito. Adorei
Beijos

Marta disse...

Não conhecia, foi bom saber mais um pouco.

Gostei do teu "meme", concordo contigo e tb uso mtas vezes essas frase!

Beijinhos!

vida de vidro disse...

O teu "meme" é um lema de vida. E muito certo. **

Vladimir disse...

lindoooooooooooooooooooo e profundo, sem mais palavras...

GK disse...

Li agorinha no blog Pormenoridades (http://pormenoridades.blogspot.com) este, muito bom:

"Tentar é falhar com honra!"

Mas o meu sempre foi (ainda antes dos blogs): "I'd rather die than fade away". Tirei de uma canção e tem uma variedade de significados tão grande como o mundo. Para mim, deve ser sempre tudo ou nada. Em grande.
Também gosto do: "Quando a oportunidade te vira as costas, passa-lhe a mão pelo rabo!" LOL
E ainda outro: "Os sonhos dos grandes sonhadores nunca se realizam... São sempre transcendidos." (Alfred Lord Whitehead)

Estas são as lições que tento passar a quem me rodeia... Se é que tenho moral para "dar lições"...

Mina disse...

É bem verdade esse teu "meme".
Sempre nos serve para reflectir e tentar agir de forma diferente no futuro :)
Bjs, boa semana!

LurdesMartins disse...

Penso exactamente o mesmo! Pode não dar certo mas tentou-se!

Beijinhos

Farinho disse...

"meme" aceite, mas primeiro vou reflectir e ponderar, depois logo o publicarei no blog.

beijoquinhas doces.

Cris disse...

Fui desafiada há uns dias pelo Pete,

http://terramarhorizontes.blogspot.com/2007/05/meme.html

Passa por lá... E obrigado por teres lembrado de mim ;)

Beijinho
C.

Eumesma disse...

É...também concordo com isso que dizes, embora eu tente e arrisque menos do que devia, a racionalidade não me deixa saltar ás vezes...

Mas acho que fazes mto bem em ser assim...:-)
Quem não arrisca não pestisca como mto bem dizes...

Bjs

Bjs

Afgane disse...

Carracinha,
Obrigado pelo seu comentário no meu post 123. Para responder à sua pergunta, se ainda toco, posso dizer que toco de vez em quando ou em casa ou com alguns amigos. Componho canções e estou com ideias de gravar um CD com todas as músicas que tenho, mas para já não estou com pressa. Desde 1997 que dividi a minha actividade de músico com a de jornalista para a área da música e instrumentos primeiro com a revista Promúsica, projecto já extinto e actualmente com a Produção Audio e Música. Toquei oficialmente até 2002. Agora só se me aparecer um convite para tocar um pouco num bar, num disco de um amigo ou situação semelhante. Vendi grande parte das guitarras que tinha que eram cerca de 50. Fiquei com 10 das mais queridas e algumas que eu próprio construí, algum equipamento que me permite, se o quiser, voltar a tocar profissionalmente. Não penso fazê-lo. Tudo tem uma época e um sentido próprio e tudo tem um fim, a parte de músico profissional chegou ao fim
Beijos

Afgane disse...

Cara carracinha,
Eu nasci músico, desde que me lembro de existir a música sempre foi uma paixão e continua. Isso nunca vai morrer. Continuo a adorar estar em palco (é a minha casa), adoro guitarras, imaginá-las, desenhá-las, construir e tocar com cada uma delas. Não sei viver sem guitarras por perto por isso a música em mim não vai morrer nunca. E acredite que me deu muito prazer cuidar do meu aspecto em termos visuais por forma a reflectir o que sinto e sou e a nunca ser conotado com tendências que considero nocivas para os miúdos que assistiram aos meus espectáculos. Sempre fui contra imagens alcoólicas, toxico dependentes ou demoníacas. Pemsei sempre que figuras de grande exposição mediática têm uma responsabilidade acrescida. Gosto de um visual forte, coerente e limpo em que tudo funcione como um aspecto global. Ainda hoje se for tocar num bar com alguns amigos mantenho-me fiel ao que sou e sinto ser. Mas deixe estar que se acontecer eu aviso toda a gente para quem quiser ir ver. Normalmente vou tocar blues que é algo que adoro.
Beijos
Beijos

Anita disse...

Linda passando para deixar muitos beijinhos e desejar-te uma semana muito abençoada.
Fica bem. Fica com Deus.
Gostei do teu meme.
Anita (amor fraternal)

sonhadora disse...

Tem uma boa semana.
beijinhos embrulhados em abraços

Klatuu o embuçado disse...

:)
O que inventam!

as velas ardem ate ao fim disse...

Excelente lema para a vida.

bjos

LurdesMartins disse...

Olá! Venho responder à tua pergunta: não, não saí para dançar mas tive um fim-de-semana bem fixolas! Pena que dormi pouquito e ainda ando a recuperar... o tempo é curto!

Beijinhos