terça-feira, 22 de maio de 2007

E vocês, onde vão?

Ontem tive um fim de tarde diferente do habitual.

Precisava de aliviar o stress…precisava de espairecer.

Decidi montar-me na bicicleta. Algum tempo depois de começar a pedalar, comecei a transpirar. Sentia um calor imenso na face. O coração batia forte, muito forte, e as pernas, já não habituadas a fazer tanto exercício físico, começaram a querer fraquejar.

Mas tinha que me esforçar. Precisava de me abstrair dos meus pensamentos.

Comecei a tentar observar melhor os sítios por onde tantas vezes passo. Prestar mais atenção a alguns pormenores que nos passam mais despercebidos quando passamos por eles na correria do dia-a-dia.

Comecei por percorrer a avenida principal com as suas palmeiras. Estão fortes e bonitas. O vento, algo forte, abatia-se sobre elas. O trânsito, ainda é pouco nesta altura. Os prédios à volta estão praticamente prontos, mas poucos estão habitados. Algumas varandas têm vasos de coloridas flores. Por detrás de algumas janelas vemos a luz indicando a presença de alguém em casa. Os cães de rua andavam por ali perto, talvez tentando procurar restos de comida. Dá-me pena vê-los vagueando por ali. As nuvens no céu deixavam antever que hoje o sol não iria aparecer. E antevisão cumpriu-se. Alguns pingos de chuva caíram. Uma pessoa percorria sozinha a pé a avenida. O vento levava no ar alguns papeis que por ali tinham sido deixados no chão. Raramente passava um carro. Observei a construção do que será um parque de estacionamento logo ali ao lado. Todos os dias espreito os avanços da sua construção. Começou a escurecer. Já não conseguia fixar tanto o meu olhar. Achei que tinha que terminar com estas minhas observações.

Tinha-me conseguido libertar dos meus pensamentos. Olhar com mais atenção a alguns detalhes tem este efeito. Entretanto, as minhas pernas começaram a dar sinal. Era hora de terminar aquela “viagem”. Talvez hoje lá volte. Soube-me bem.

Foi pouco tempo, é verdade, mas acho que vi muita coisa. E vi tudo isto do cimo da bicicleta estrategicamente colocada em frente à janela do quarto. Não saí daquele compartimento, mas fiquei a conhecer melhor o ambiente em meu redor.

E vocês, onde vão?

Bono & The Corrs – “When the stars go blue”


“Where do you go when you're lonely?
Where do you go when you're blue?
Where do you go when you're lonely? I'll follow you...”

20 comentários:

Afgane disse...

Cara Carracinha,
gabo-lhe o feito eu se tivesse que correr ou andar de bicicleta salter-me-iam os pulmões pela boca...rssss. Aliás desde há alguns anos para cá que o meu desporto favorito 3 vezes ao dia é pequeno-almoço, almoço e jantar. A minha sorte é que sou magro e a ruindade não me deixa engordar. Mas acho que faz muito bem em fazer esses passeios são saudáveis em todos os aspectos: no exercício e no relaxar após um dia de azáfama.
Beijos

Lu.a disse...

Minha querida, melhor do que correr ou andar de bicicleta em casa, é correr ou pedalar na rua! Acredita, eu sou viciada nisso, quando te habituares não vais querer outra coisa!

Sea disse...

normalmente, vou a muito lado.
para além do exercício físico, também ando muito.
sou muito activa.
e enquanto me mexo observo muitas coisas.
as palmeiras bem que podiam estar melhorzitas, mais bem cuidadas, tal como os espaços verdes, a caminho de serem terminados.
muito pó.
muito, muito pó.
os cães, taditos, não fazem mal a uma mosca. a sensação é a de que até tomam conta de nós e chegam mesmo a acompanhar-nos os passos,
varandas tipo florestas, algumas pessoas são mesmo exageradas e com extremo mau gosto...
enfim, mas nada de extraordinário que se veja

Sea disse...

pode ser que, um dia destes, apareça um gajo nu, só de avental :D

Aragana disse...

GInásio!

Ainda hoje lá estive a suar e queimar calorias!

Belzebu disse...

eheh!! Isso é que é verdadeiramente ir para fora cá dentro! Eu já te estava a imaginar a atravessar a cidade, a trepar montes e vales e no fim...estavas dentro da sala? eheheh!! Eu também pratico muito desporto, principalmente xadrez!!!

eheh!! Saudações infernais!

Farinho disse...

Quando era miuda não conhecia mais nada a não sr a minha bicicleta eramos inseparaveis, mas depois com tudo o que se passou, tive que separar dela, mas enfim, coisas da vida, ainda bem que a ti te soube muito bem, mesmo sem saires do lugar, vagueaste por aí.

Beijocas

Van Dog disse...

Deito-me na cama e espero que passe. Ou ponho-me à janela. Mas olhar com outros olhos é uma sugestão. Vou experimentar.

Farinho disse...

Linda eu quando digop que quem espera sempre alcansa é porque comigo resultou, e contigo também só tens que ter um pouco mais de paciencia, à coisas que ficam marcadas para toda a vida, mas depois à pessoas que encontramos e começamos a amar que nos ajudam a ultrapassar esses maus bocados, ainda tens muito tempo pela frente, não desistas já, eu tenho um marido fantástico e dois rebentos lindos que são a luz da minha vida, tu também irás ter algo assim um dia, por isso é só esperares que alcansarás.

Vais ver que tudo ficará bem.

Beijocas

Marta disse...

Eu vou... onde me leva a imaginação e posso estar deitada, sentada, a andar...
Qd vou mesmo, e preciso recuperar energias escolho um local com água... rio, mar, lago... o que for ou estiver por perto...
Gosto de observar quem se cruza comigo, imaginar quem são, como vivem...

Gostei do teu passeio :)))

beijos

sonhadora disse...

Hoje, regresso a mim e pernoito na magia do sonho.
Beijinhos embrulhados em abraços

vida de vidro disse...

Gostei dessa tua viagem, sem sair de casa. Eu vou, sempre, até ao mar. **

LurdesMartins disse...

Ena, lembraste-me agora que já não pego na minha bike faz tempo, txi....
Mas também, o tempo está uma porcaria!!!! Quer dizer, pra dar uma voltinha de carro, estacionar à beira-mar e ouvir a cantar uma bela musiquinha... se calhar é o tempo ideal! Falta arranjar tempo pra isso!!!

Beijinhos

Cris disse...

Não sei onde estou, como posso saber para onde vou?

Um texto muito bonito, Linda.

bjo
C

Mina disse...

Pois eu vou caminhando para um sítio bem melhor. Aqui há muita "paz podre", e eu preciso mesmo de calma & sossego, nem que seja só por 1 dia :)
Bjs, continuação de bons passeios!

Alexandra disse...

Eu...vou para junto do mar

é um velho amigo e conselheiro

é onde vou

Eumesma disse...

Eu deveria andar por aí a fazer algum exercicio, mas aproveito também para pedalar na minha bike que está estrategicamente plantada á frente da Tv eheheh
Quer dizer, sento-me mais do que pedalo, mas isso agora não interessa para nada...:-)

Ás vezes não é preciso irmos muito longe, nem sequer sair do mesmo local para observarmos os outros, o ambiente que nos rodeia, etc..
Apenas é necessário disponibilidade para vermos as coisas "com olhos de ver"...

Acho que deverias repetir esse passeio...:-)

Bjs

as velas ardem ate ao fim disse...

Fizeste muito bem!


bjos

Kuka Girl disse...

Eu nestas circunstâncias costumo ir correr para a praia do Navio, em Santa Cruz, atrás das gaivotas!!!!!

auf auf!!! ADOREI CONHECER-TE E VOU LINCAR-TE!!! he he he he

Kuka Girl disse...

Novidades??... Auf!!!...