quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Amizade

Segundo a Wikipédia:


"Amizade é um relacionamento humano que envolve conhecimento mútuo, seja real ou virtual, e que leva a uma estima e afeição.

Amigos sentem-se bem na companhia real ou virtual, um do outro.

Geralmente a amizade leva a um sentimento de lealdade entre si, ao ponto de colocarem os interesses do outro à frente de seu próprio interesse.

Amizade resume-se em lealdade, confiança e amor, seja fraterno ou mais profundo e como Carl Rogers diz: é a aceitação de cada um como realmente ele é.

Amigos são pessoas muito importantes na nossa vida. Aos verdadeiros amigos podemos desabafar, confiar e contar com eles.

Os amigos se sentem atraídos pelos outros pela forma que eles são e não pelo que eles possuem. As verdadeiras amizades tudo suportam, tudo esperam, tudo crêem e tudo perdoam pelo simples facto de existir entre eles o verdadeiro amor.

A amizade é um sentimento que se deve preservar a todo o custo."



Fico triste por ver que determinadas pessoas a quem chamo “Amigos” não têm por mim a mesma consideração que tenho por elas e nem tão pouco me retribuem o carinho que lhes tenho demonstrado. Na amizade existe o jogo de dar e receber. Eu gosto muito de dar, mas também gostava que de vez em quando fosse eu a receber. Se calhar sou eu que sou demasiado exigente. Se calhar não devia dar tanta importância á falta de tempo e de atenção por parte dos outros. Ou se calhar tenho que ser eu a deixar de me preocupar tanto. Não sei, o que é certo é que me entristece a atitude de determinadas pessoas que sempre puderam contar comigo e que agora parecem ter-se esquecido que eu existo e me desprezam.



"Para achar um amigo é preciso fechar um olho; para conservá-lo é preciso fechar os dois" (Norman Douglas).


Queen - "Friends will be Friends"

31 comentários:

Vladimir disse...

"Fico triste por ver que determinadas pessoas a quem chamo “Amigos” não têm por mim a mesma consideração que tenho por elas e nem tão pouco me retribuem o carinho que lhes tenho demonstrado."....Também eu, também eu...Adorei a tua postagem...

Cátia disse...

Ola Amiga,

Vinha até agradecer o carinho que me deixaste no ticho. De facto ontem à noite (era já hoje) senti uma grande necessidade de desabafar... As palavras nao saiam nem verbalmente nem mesmo na escrita... Mas lá fui tentando e sairam. Ponderei até não as publicar, mas como sei que tenho amigos do ticho que me ouviriam, decidi faze-lo. E ainda bem que o fiz... Obrigada pelo teu abraço, pelas tuas palavras. Adorei le-las. Espero que, tal como eu, consigas pôr cá para fora tudo o que sentes...

Quando cheguei aqui percebi que tambem tu estás triste... Sei que nem sempre as pessoas dedicam o tempo que gostariamos, que precisamos, ou o mesmo tempo que nós dedicamos... Mas temos que "fechar os olhos" e tentar perceber que o sentimento está presente... mesmo que as pessoas nao estejam.

Estou por perto, se precisares.
Beijinhos e um abraço para ti

Lu.a disse...

Óh linda, se calhar as pessoas não fazem de propósito, andam tão ocupadas com as suas coisas que às vezes deixam os amigos para 2º plano...
Não fiques assim triste, vá! ;)

Um beijo enorme! :)

Claudia Ganhao disse...

Voto na aceitação de cada um como realmente ele é... Isso é a mais pura e bela das amizades!
Bjs :)))

LurdesMartins disse...

Ter amigos e bom mas ser_se amigo e ainda melhor!

Beijinhos (desde a ilha que nao tem acentos...)

Unknown disse...

Olá

E quem disse que a amizade é fácil? Não alimentes ilusões, a amizade é mesmo assim, mas a nossa vida não pode depender "das amizades" nem tão pouco podemos transformar as amizades em obsessão, podemos e devemos ter amigos e sofrer até por eles se necessário, mas nunca nos esquecendo de nós e da nossa vida, a amizade não é um nó! é um laço! Que nos é dado como uma dádiva, mas por nada desta vida nos pode acorrentar, temos que estar libertos para voar, sonhar e acima de tudo ser feliz, não é o que todos queremos?

Beijos

Van Dog disse...

Uauff para ti, Carracinha!
(e, se achas que vale a pena, lembra-lhes que existes!!)

Marta disse...

Prezo imenso os meus amigos, eles sabem, espero, que se necessitarem, eu estou disponível, mas... sou uma amiga um pouco ausente... Não vejo alguns amigos com frequência, não lhes ligo nem sequer todos os meses, qt mais todos os dias. Vamo-nos falando por mail, pelo msn, mas muitas vezes não nos encontramos com frequência. Nem sempre é fácil. Divido-me entre o trabalho que alguns dias chega a ser de 10 ou 12 h, a família, a minha casa e a dos meus pais, que a cada visita perco 3h de viagem... entre o "namorado"... Qd chega o fim do dia, eu não estou com paciência, não me sinto capaz de sair e ir beber cafés... o que não implica que não nos vejamos de todo, ou que não goste de estar com eles, ou que não me preocupe... isto quer só dizer, que por mais que eu o deseje, o meu tempo não estica. Mas quem me conhece, bem, sabe que é assim, mas que eu vou, nem que seja de rastos se for necessário...
Quantos dos teus amigos são como eu?
Porque os que não se importam, os que usam e deitam fora, esses... recicla!

Beijinhos e vamos andando por aqui!

(gostei do post... mas gostava de te ver mais animada!)

vida de vidro disse...

A amizade é (também) uma construção. De parte a parte. Por vezes as pessoas não se apercebem de que é preciso retribuir... mesmo que recebam muito. **

disse...

Carracinha,

já senti o que escreveste, mas acabo sempre a pensar (ainda que nem sempre o faça), que se pedimos que nos amem, porque é que não pedimos que nos "amiguem"?
Às vezes os outros estão habituados a que sejamos nós a dar e eles a receber, não por maldade, nem conscientemente, mas porque foi sempre assim... E se já lhe puxaste a manga do casaco e o teu amigo não reparou, faz-lhe um mosh, de certeza que não passa despercebido;)

B

Rute disse...

Os amigos são realmente muito importantes na nossa vida, infelizmente à pessoas que não nos dão o devido valor, mas não nos pudemos ir abaixo, às vezes as coisas não são bem o que parecem pois cada um tem a sua vida e às vezes dificil retribuir...

Bjokas

Afgane disse...

Cara carracinha,
Muitas das vezes chamamos amigo a alguns que são apenas conhecidos, outros, mesmo amigos vão embora e na corrente do tempo lembram-se de nós vagamente, na verdade poucos são aqueles que seguem connosco a mesma jornada mesmo que por estradas diferentes. Esses são certamente amigos.
Beijos

Lívio disse...

Amizade é dar e receber, como dizes. É partilhar. Mas nem todos estão dispostos a isso, alguns têm medo de se dar.
Temos que aceitar os outros como são e não esperar demasiado em troca. Quantas vezes damos sem nada receber. Há quem precise de muito tempo para perceber o quanto amigos nós somos. Cada um tem o seu próprio ritmo, porque somos diferentes.
Não desanimes, isto é a vida!

Cláudia disse...

Eu nem sei o q te dizer...
Infelizmente já sofri bastantes desilusões com amizades.
Nem sei o que te dizer :S
Beijinho

Cláudia disse...

Mas se algum dia precisares de uma amiga...tens aqui uma :)

Aragana disse...

Acho que se olharmos bem... somo todos assim... e todos temos "amigos" assim assim...

Kalua disse...

olá carracinha!
já passei por aqui algumas vezes, mas por estar sempre de passagem, acabo por não dizer nada... mas mais vale tarde que nunca!!! Acho que hoje tenho mesmo de dizer que adorei o teu post...
muitas vezes também sinto isso, acho que no fundo todos sentimos quando não estamos bem, quando a vida não nos sorri como gostariamos... não te conheço, não sou sequer amiga virtual, mas já me cruzei contigo noutros blogs e de alguma forma também me vejo em certas coisas que dizes... por isso, se precisares de "um estranho" (por vezes é mais fácil!) apita!!!
bjs e ânimo

tolilo disse...

A amizade
tem de ter
uma sensação
cor de rosa!

Mina disse...

Também já dissertei bastante sobre este assunto. É complicado quando sentimos mudanças nos outros que nos afectam de forma negativa. A verdadeira amizade estará sempre lá, e é nisso que devemos acreditar, por piores que nos pareçam as coisas...
Bjs!

Helena Magalhães disse...

Desculpa a intromissao, mas também eu me identifiquei com o teu post.. As x as pessoas desiludem-nos e magoam-nos como facadas.. é preciso mesmo fechar os olhos (só a quem merece) a certas coisas porque ng é perfeito.
Keep going :)
beijinho

Cátia disse...

Ola linda,

Passo apenas para ver se há novidades e para te dar um beijinho. Espero que estejas mais animadinha... Temos que ir vivendo, aproveitar o carinho de quem está connosco e não ligar à ausencia de quem não está.

Lembro-me de uns comentarios que fizeste no blog da Marta. Por isso venho hoje partilhar a minha felicidade contigo.. passa pelo ticho.

Beijinhos pa ti

Unknown disse...

A amizade é algo de único, mas realmente há amigos que... enfim...

Beijo

Unknown disse...

O teu texto é digno de reflexão, talvez seja por isso que acho que tenho poucos amigos, 1, 2, talvez 4, não mais do que 3. Se não se preza o respeito pelo próximo, como se pode então cultivar a amizade?

És, sem dúvida, uma carracinha com um coração muito lindo!

Kalua disse...

olá e obrigada pela tua vsita também... :)
pois é... por vezes é isso, esquecemo-nos de nós próprios quando alguém precisa de nós, e depois, quando já estão bem e voltam à sua vida, fica um espaço vazio em nós, algo que no fundo não era nosso, mas que sentimos como se fosse... pelo menos eu já senti isso muitas vezes! Tenho tendência a preocupar-me mais com os outros do que comigo e muitas vezes, quando preciso de alguém ao meu lado, nem sempre encontro (e também nem sempre procuro! e as pessoas não adivinham!!!)... ainda assim, acho que tenho alguns bons amigos, que podem não estar sempre presentes, mas estão sempre no coração e sei que, se precisar deles, ou eles de mim, estaremos sempre dispostos a ajudar no que estiver ao nosso alcance... mas há coisas em que temos de nós mesmos a encontrar a solução, a resolver, ninguém o pode fazer por nós... e pedir ajuda geralmente é difícil, mas às vezes temos que ter essa consciência...
fica bem! bjs

Anónimo disse...

muitas vezes pensamos que temos amigos, mas depois não passam de conhecidos....belo texto.

Aragana disse...

Tens uma NOMEAÇAO no meu blog!

Miudaaa disse...

AMA, AMA... sempre!!!
Acho que ainda ontem, no Blog das Velas, também falámos sobre a amizade...
Sabes Carracinha há razões que a própria razão desconhece, como diz o filósofo, verdade?
Por vezes os amigos estão tão dentro das conchas deles...
AMA amiga AMA.
Um Beijo com carinho da miudaaa

as velas ardem ate ao fim disse...

Nós sabemos quem sao os nossos amigos, Sempre!

Miudaaa disse...

"Its not easy love but youve got friends you can trust
Friends will be friends
When youre in need of love they give you care and attention
Friends will be friends
When youre through with life and all hope is lost
Hold out your hands cos friends will be friends right till the
End"

Um Beijo da miudaaa

Maria Cristina Amorim disse...

Concordo contigo, pois tambem eu sinto que muitas vezes só tenho amigos quando precisam da minha ajuda, pois eles sabem que podem contar comigo. Mas quando já não sou precisa, tambem já não existo.
É triste.
Beijos

Cátia disse...

Venho aqui hoje, quase dois anos depois... Nao sei se te aperceberás desde comentario... Estive a ler o teu blog, ler ou reler ate aqui... Deixo-te um abraço e um beijinho.

CA