quinta-feira, 3 de abril de 2008

Quando chega a hora do adeus...


Tenho andado desaparecida, mas têm acontecido algumas coisas que me têm impedido de escrever aqui e de passar por todos os vossos blogs…


A morte é um assunto que me deixa sempre transtornada. Aliás, é um assunto a que ninguém fica indiferente. Seja de uma pessoa mais próxima, seja de alguém conhecido. Fica aquela sensação de que o mundo ficou mais pobre com a partida dessa pessoa…

Na última 6ª feira, chegou a vez da minha avó paterna, Cassilda, dizer adeus a este mundo em circunstâncias que ainda estão por esclarecer. Eu não mantinha um contacto muito próximo com esta minha avó, pelo menos nos últimos anos. Mas era minha avó, mãe do meu pai e fiquei triste por saber que tinha partido, por saber que nunca mais a vou ver á volta da fogueira, que nunca mais vou ver aquelas mãos de pele tão lisa apesar de uma vida passada na pequena aldeia sempre a tratar de animais e da agricultura. Claro que de há uns anos para cá ela teve que deixar de fazer uma série de coisas, porque a idade traz os seus males e impede-nos de fazer algumas das tarefas que sempre se tiveram por hábito fazer. Confesso que até vou sentir saudades de a ouvir rabujar, já que ás vezes ela tinha muito mau feitio.

O meu avô Zé, o seu marido, partiu há 7 anos quando contava com 94 anos de idade. Pelas minhas contas, a minha avó faleceu com 83 anos. Era 18 anos mais nova que o meu avô. Na 3ª feira ficaram juntos novamente. A minha avó foi enterrada na campa do meu avô… Prefiro pensar que “do lado de lá” já se encontraram e estão juntos novamente. O meu avô, com o seu ar sereno e calmo com que sempre o conheci. A minha avó, com o seu feitio mais rabujenta…

Vai ser muito complicado ir á “santa terrinha” e sentir o vazio deixado pelos dois…


Depois houve mais uma coisa que mexeu comigo. Costuma-se dizer que as famílias só se encontram ou nos casamentos ou nos funerais. E quando são famílias grandes, como é o caso, pior ainda. E na 3ª feira apercebi-me que isso é exactamente verdade. A última vez que a família esteve praticamente toda junta foi há cerca de 6 anos e meio, por altura de um casamento. Apenas faltou um tio meu. Antes disso, tínhamos estado todos juntos no funeral do meu avô. E na 3ª feira foi mais uma das raras vezes que a família se uniu, não por um bom motivo… Vi primos/primas e tios/tias que não via há desde esse casamento. O meu afilhado mais velho que na altura era um miúdo de 12 anos está agora um belo rapagão de 19 anos e está na universidade em Viseu. O seu irmão mais novo também está bem mais crescido. Os meus tios estão quase na mesma. Um pouco mais velhos, mas sempre com o mesmo olhar de que me recordo desde pequena. Conheci as minhas priminhas gémeas que já vão a caminho dos 5 aninhos. Vi uma foto do meu afilhado mais novo que com 9 anos está lindo. O tio L. que ainda é solteiro vai agora sentir mais o peso da solidão, já que não vai ter a companhia da minha avó. Apercebi-me que me distanciei da minha família e nem tinha a noção das saudades que afinal eu sentia deles. E prometi a mim mesma que, apesar da família ser grande e se encontrar dispersa, vou fazer os possíveis por voltar a ter mais contacto com eles. Já está destinado: muitos fins-de-semana serão passados em visitas familiares!

Bom, por hoje é só.

Agradeço a todos as informações e o apoio dado na minha experiência com a colocação de aparelho nos dentes e prometo que no próximo post actualizo as informações acerca das minhas dentolas.


Sarah Brightman & Andrea Bocelli – “Time to Say Goodbye”

27 comentários:

Enfim... disse...

não sei muito bem o que dizer nestas alturas, é triste quando se perde alguem gostamos mais ou menos mas que gostamos de uma maneira ou de outra no entanto a vida continua!!

a parte de a familia so se unir nestas alturas é com a tua e com a de todos, á muitas que nem assim se conseguem reunir, no entanto desta vez foi por um mau motivo.

percebo que não estejas muito bem tb n posso fazer mt mas se precisares de alguma coisa estou cá

Beijinhos

Papinhas disse...

Enfim...que a tua avozinha descançe em paz!
Mas a vida é mesmo assim...

Beijinhos
*(espero por noticias dos ferrinhos)

Anónimo disse...

Hoje deixo-te um beijo e um pouco do meu silencio...

LurdesMartins disse...

Não é só na tua família que essas coisas acontecem. Tendem a acontecer em famílias grandes e normalmente nessas duas situações que descreves.
Muito embora a tua avó tenha partido, acredito que ficará bem. E afinal de contas este motivo de reunião talvez possa ter sido um momento de viragem, de aproximação familiar.
Quanto ao dueto, é lindo! E à tua dentola, há-de ficar como desejas!
Fica bem.
Beijinhos

Conceição Bernardino disse...

Olá
Nasceu um novo portal de Poesia e com ele um Blog.
Um site dinâmico onde esperamos goste de participar e contribuir para que seja o grande portal de poesia em língua portuguesa.

Lá pode:

 Enviar poemas pessoais
 Enviar poemas de autores consagrados
 Enviar fotos pessoais ou outras
 Participar no fórum
 Descobrir links ligados à poesia
 Classificar os poemas
 Ver os comentários aos seus poemas
 Ser integrado numa comunidade onde pode trocar mensagens com os utilizadores, etc
 Todo tipo de texto: Crónica, contos, ensaios, novelas, Etc

Visite e se gostar divulgue-o junto dos seus amigos.

Visite http://www.escritartes.com/forum/
http://blog.escritartes.com/


Participem no Blog Escriartes...vá lá dêem as vossas opiniões, sugestões.

Colabore: Textos, Poemas, entrevistas, se tiver recortes de jornais onde saiu, projectos, musica, dança, artesanato, pintura ele foi feito para todos nós.

Obrigada a todos...
Venham dai

deixe aqui o link do seu Blog se quiser ser adicionado ao Blog Escitartes.

Cumprimentos,

Moderadora Geral
Goreti Dias

Moderadora
Conceição Bernardino
Meu mail – conceicao.mami@sapo.pt

as velas ardem ate ao fim disse...

Fazes tu muito bem!Acredita que a familia e importante e que não estaras a perder tempo mas a dar e receber.

bjo sentido

CarlaRamalho disse...

Realmente não é fácil lidar com a morte, seja de quem for, porque em última instância nos recorda que o nosso momento também há-de chegar.

Muita Força! Beijinhos Grandes

Blue Angel disse...

Passa no meu blog para veres o post de hoje! Vais rir bastante!

Um bom fim de semana!!!

Nivea

Cláudia disse...

Infelizmente eu também não lido bem com a morte!

Lamento minha querida.
Beijinho

bono_poetry disse...

...e e bom ler que conseguiste tirar um tonificador para um dia cinzento como e ...quando o fim chega!!!sim !!a familia e muito importante!!mt!beijo!!

mjf disse...

Olá!
A morte é fria e faz-nos sofrer...
Mas pensa que os teus avós estão reunidos e em paz.
A ti o tempo vai ajudar-te a superar a dor...embora aumente a saudade.

Beijocas
Bom fim de semana

mulherazul disse...

Já somos duas em questão de ausencia...mas o meu motivo não é igal ao teu.. sinto muito pela tua perda, perdi muita boa gente de que eu gostava bastante, como o meu pai. Mas faz parte do ciclo da vida, bejo e um bom fim de semana

Uwish4 disse...

Admiro a tua ligação e vontade de retornar a ver a familia e os esforços que prometes desenvolver para os veres regularmente, mas a minha mente ceptica e magoada ao longo de muitos anos, acaba sempre por acreditar que essa será uma fase familiar como todas as outras...

Não por não acreditar no teu genuino gosto em estar com eles, mas porque as familias são mesmo assim.

Assim como acabamos por perder contacto de muitos colegas de escola e faculdade, acabamos por nos envolver tanto nas nossas proprias vidas que o contacto com a familia fica para os momentos "de familia" como casamentos e funerais e pouco mais.

Dito isto, espero que sejas a excepção à regra e que tudo o que eu já cessei de acreditar seja exactamente o oposto em ti, mas espero que te lembres que não culpa tua se se voltarem a afastar por longos anos, que o encontro e esforço deve vir de ambas as partes e que, em ultima análise, não é por estarem afastados que deixam de ser uma familia.

É a sociedade de hoje, tudo num corre corre. Antes toda a familia vivia perto, nas mesmas terrinhas, agora cada vez se emigra, se muda de mundo, se luta por estabilidade na propria casa e emprego, quanto mais arranjar tempo para arranjar tempo de qualidade para familia afastada, ou amigos ou até colegas de trabalho que vemos todos os dias e moram mesmo ali ao lado...

Desculpa a minha pouca fé, não é nada pessoal contra o teu testemunho, é apenas deixar sair as coisas que guardo cá dentro, as decepções... enfim... tudo o que me levou a afastar da minha familia.

Beijinhos!

Olá!! disse...

A morte deixa-nos assim... todos partidos por dentro e por fora...
Abraço grande

CAP CRÉUS disse...

Um beijo grande de apoio!
:-(

Lu.a disse...

:S
Nunca sei o que dizer nestas situações...

Lamento muito minha querida!

Beijo grande e força!

Kalua disse...

tb me custa mt lidar com a morte, mas infelizmente é assim a vida... acho que nunca estamos preparados, mesmo sabendo que um dia provavelmente vai acontecer...
lamento, é sempre triste, mas a vida tem de continuar! por muito que nos custe perder alguém, seja próximo ou não, sabemos que um dia acontece...
enfim, nada posso dizer, acho que não há palavras que acalmem a dor de perder alguém de quem gostamos... digo apenas que sinto muito!
bjs

Miudaaa disse...

A vida ensinou-nos a estar preparados para este dia e nunca estamos. Ninguém se prepara... por muito que saibêmos que este dia chega para todos nós que cá estamos.

Nesta hora dou-te a minha mão aberta... à espera de se fechar!!!

Um beijo.

Cátia disse...

Ola Carracinha,

Hoje deixo-te um beijinho cheio de carinho e um abraço silencioso... Espero que a dor transforme-se numa leve e suave saudade...

Beijinho grande

Maria Cristina Amorim disse...

fico triste por ti, mas a vida é assim mesmo e um dia todos nós iremos encontrar estas pessoas queridas que partiram antes de nós.
Também é triste que as pessoas só se encontrem nos funerais, e o resto do tempo nem se telefonem. O tempo vai passando e quando damos conta já estamos noutro funeral. Mas mais uma vez digo, a vida é assim mesmo, por muito que tentemos acaba sempre por ser assim.
Beijos.

Belzebu disse...

Deixo-te um abraço de amizade, num momento sempre difícil!

Espero que rapidamente possas sorrir, até porque se trata de um sorriso novo!

Aquele abraço infernal!

Belzebu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Van Dog disse...

Uauff para ti, Carracinha.

Enfim... disse...

ao menos vem mostrar o aparelhozito eheheheh

espero que estejas melhor, alguma coisa estou ca ok

Beijinhos

inBluesY disse...

deixo apenas um abraço.

Safira disse...

Nestas alturas,o melhor é um abraço apertado e um beijo de conforto. O resto, o tempo atenua. Não se esquece mas a dor vai-se transformando em saudade. E a saudade em nostalgia, e a nostalgia traz-nos um sorriso ao relembrar quem partiu. Mas não há como abreviar o processo, que é lento e penoso...
A tua decisão de aproveitares mais a tua família enquanto podes e os tens por perto é muito sábia. Faz isso, Carracinha.
Beijo grande

Kunta disse...

Um grande beijinho do meu pai de duas patas e mil lambidelas desta cadelinha que te acha um ser humano maravilhoso...