terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Este nosso mundo é assim...

Este nosso mundo é assim...

É tão grande e com locais e gentes tão diferentes. Também é verdade que por vezes parece ser pequeno demais, quando damos de cara com pessoas em sítios que não as imaginavamos encontrar.

Este nosso mundo é assim...

Cada dia mais, as pessoas são seres estranhos para os outros. Cada dia mais, as pessoas vivem mais sós. Embora vivemos no meio disto a que chamam sociedade, a verdade é que cada vez ligamos menos a quem nos rodeia. Na realidade, já mal reparamos em quem se atravessa à nossa frente. E também, a cada dia que passa nos tornamos mais insignificantes para os outros.

Este nosso mundo é assim...

Ainda me lembro de quando era pequena e ía brincar para a rua. Ainda me recordo dos meus companheiros de brincadeiras e das nossas aventuras. Hoje em dia, seja por receio de determinados perigos, as crianças quase não saem de casa. Brincam com as playstations e afins. Brincam sozinhas. Não fazem amigos. Já não sabem o que é saltar à macaca ou jogar ao berlinde. Pergunto eu: que recordações terão eles o futuro acerca da sua infância?

Este nosso mundo é assim...

Somos estranhos para os outros. Os outros são estranhos para nós. Até já reagimos à defesa quando alguém se aproxima para por exemplo perguntar as horas. Estamos sempre a observar quem nos rodeia com medo de que nos façam mal...

Este mundo é assim...

E pior que sermos estranhos uns para os outros, muito pior que isso, é sermos estranhos para nós próprios. Deixamos de ser o que somos para sermos o que os outros esperam de nós. Todas as nossas atitudes são pensadas e "ensaiadas" para não sermos olhados de lado pelos outros. As palavras que proferimos são faladas de modo a dizermos o que os outros querem ouvir.

Este nosso mundo é assim...

Eu tento combater tudo isto. Eu tento e sei que outros também. Mas existem outros, em número muito maior, que tentam boicotar o sentido natural das coisas e das pessoas. Eu por exemplo, tento ser sempre o mais sincera nas respostas que dou às perguntas que me fazem. Mas ainda ontem me disseram que estão espera, quando me fizerem uma pergunta, que eu dê a resposta útil em vez da verdadeira. Ok, até posso admitir que em determinadas situações a resposta que verdadeiramente desejamos dar tenha que ser "adornada" de forma a que a motivação não se perca e que posssamos atingir determinado objectivo. Mas face a factos reais e consumados, porquê nos iludirmos com uma resposta "útil" que ao fim ao cabo nada tem de verdadeiro e real????

Este nosso mundo é assim...

Vivo com o constante sentimento de que não posso ser quem sou e não posso ser sincera nos meus actos e nas minhas palavras. Se digo o penso e se faço o que digo, lá está alguém a apontar o dedo. Vivo com a sensação de que vivo uma vida que não é a minha. Vivo com a ideia que qualquer palavra ou acção, por mais honesta e verdadeira que seja, possa ser condenada.

Este nosso mundo é assim...

Vivo com a sensção de que não pertenço aqui. Vivo com a sensação de que este mundo não me quer. Vivo o sentimento de exclusão e de diferença. Tão bom que o mundo seria sem nada disto!!!

Não serei eu uma "alien" neste mundo? Não seremos todos?

Este nosso mundo é assim...

Moby - "In this World"

4 comentários:

Mina disse...

A verdade é que as pessoas complicam, mas a individualidade é que vence quase sempre. Hoje em dia a máxima vai de encontro ao antes estar só do que mal acompanhado! Cliché, mas verdadeiro, lamentavelmente :)
Obrigado pela tua visita ao meu Space, volta sempre, és muito bem vinda!
Bjs!

Sea disse...

É assim, não. Discordo. Nós é que o fizémos assim. :)

beijo

Pé de Salsa disse...

Olá Carracinha linda!

Estive a ler-te e a tentar interiorizar-te. Ainda bem que me visitaste pois de outra forma não te conheceria e gosto do que escreves.
Até o teu nick me fez pensar. Afinal, o sentido que se dá à carraça tanto pode ser bom como menos bom. Ou seja: ser tal e qual uma carraça para lutar por aquilo em que acreditamos, é muito bom. Já ser "uma carraça" é menos bom para o meu cachorro e pode ser considerado por alguns: "chata como uma carraça":))

Resumindo: gostei e vou voltar.

Um abraço.

as velas ardem ate ao fim disse...

Cada vez estamos mais sós no meio do mundo:muito triste realmente.
A solidão acompanhada.

Tb sou um alien...

(adoro Moby)

bjo