sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A caminho do fundo do poço



“De Espanha: nem bons ventos, nem bons casamentos!”

Sempre ouvi dizer isto, mas agora pude ter a prova de que determinados ditados têm mesmo fundamento.

Descobri que o cinismo, a falsidade e a intriga fazem parte dos princípios de vida de algumas pessoas. Neste caso das 2 miúdas novas que são as nossas patroas, donas de uma cadeia de lojas bem conhecida aqui e em Espanha. Chegam aqui com falinhas mansas. “Fiquem tranquilos que não se passa nada.” Tiveram até a lata de convidar-nos (a mim e aos 4 colegas) para o almoço. E mais tarde, meia hora de irem embora, tratam de mandar 2 pessoas embora!!!!!!! Uma delas hoje já não veio trabalhar, uma vez que era contratada temporária. E em relação á outra, uma pessoa com quem eu já tinha trabalhado antes e que depois de ter surgido uma vaga veio trabalhar também para aqui, á partida não pode ser despedida pois não se cumpriram alguns prazos legais. Mas o dinheiro manda tudo. Se não a quiserem cá, pagam-lhe uma indemnização insignificante e dão-lhe á mesma um pontapé no traseiro. A ela, a mim e aos outros colegas. Sim, porque se elas pensam que nós somos parvos estão bem enganadas. É que todas as atitudes delas já deram a entender o que se vai passar: daqui por uns meses de certeza que vão fechar o escritório daqui de Portugal e passam a fazer tudo a partir de Espanha. É incrível como nós, aqueles que dependemos dos outros para o nosso sustento, não passamos de simples marionetas que de um momento para o outro passam a ser tratadas como lixo.

E se parecia que a minha se ía recompondo devagar (aliás…muito devagar) eis que de repente volta quase tudo á estaca zero. Mas é que é mesmo tudo. Está tudo como há uns tempos atrás. E eu não sei se vou ter forças para aguentar tudo isto mais uma vez. Planos e sonhos ficam definitivamente arrumados numa gaveta. De que me vale sonhar e fazer planos, se nunca os irei concretizar? De que vale viver assim?

Xutos & Pontapés - "Circo de Feras"


A vida vai torta
Jamais se endireita
O azar persegue
Esconde-se à espreita

Nunca dei um passo
Que fosse o correcto
Eu nunca fiz nada
Que batesse certo

E enquanto esperava
No fundo da rua
Pensava em ti
E em que sorte era a tua
Quero-te tanto
Quero-te tanto

De modo que a vida
É um circo de feras
E os entretantos
São as minhas esperas

E enquanto esperava
No fundo da rua
Pensava em ti
E em que sorte era a tua
Quero-te tanto
Quero-te tanto

29 comentários:

Cláudia disse...

Infelizmente a vida n tá facil...e depois com esta gente a complicar mais...tudo se torna tudo muito mias dificil.
Beijinho

Miudaaa disse...

Nao Penses ASSIMMM. Não Penses.
As coisas não acontecem por acaso, apenas tem que acreditar que depois da tempestade vem a bonança.
Provavelmente esse local onde hoje estás, foi apenas e só uma passagem e melhores dias vêm aí.
Nao desistas porque o mundo é feita para quem acredita, BOA???
Toca a arregaçar as mangas e... um beijo da miudaaa

Miudaaa disse...

* apenas tens que acreditar
(sorry)

Cátia disse...

Ola amiga,

Entao?? Vá lá... não penses assim. Se achas que as coisas poderão piorar dentro de uns meses, começa a organizar a tua vida.. começa a procura para que, quando chegar o dia (ou antes de chegar) possas ter outra coisa pensada. Sei qu é dificil arranjar emprego nos dias que correm, mas nao podes simplesmente baixar os braços.

Força... e qualquer coisa, sabes onde me encontrar.. Estou por perto.

Beijinhos

LurdesMartins disse...

É que a vida é marota às vezes, gosta de nos pregar umas rasteiras... mas por outro lado, ela também é imprevisível e o amanhã não é um dado adquirido. Às vezes surpreende-nos pela positiva!!! Mesmo quando tudo parecia desabar...

Vá lá, vive o hoje que amanhã é só amanhã.
Beijinhos

Unknown disse...

Infelizmente não é só de Espanha que surgem esses ventos,também por parte de patrões portugueses surgem situações dessas.
Neste momento passámos de actores principais a simples figurantes no teatro da vida.
Mas mesmo como figurantes temos de mostrar um sorriso, senão a peça da vida seria ainda mais dramática.
Beijinho e não desesperes

Rafeiro Perfumado disse...

Espero que os piores cenários não se concretizem. No entanto, numa situação dessas, o melhor é tentar mudar antes de sermos "mudados". Um beijo e boa sorte.

Kalua disse...

e vivam os xutos!!! ;p tb amo esta música e tudo o que significa...

vida de vidro disse...

Infelizmente essa é a realidade de uma larga percentagem de jovens portugueses. E o problema não tem a ver com Espanha mas com o estado a que este país chegou.
Espero bem que as tuas piores perspectivas não se concretizem. E sabes que a vida é sempre uma luta. Nada de desistir, OK? **

Cátia disse...

Carracinha,

Dizes: "Não consigo mais". E eu agora digo-te: "que outro remédio tens?" Vais deitar-te em cima da cama à espera que a vida passe? Vais deixar-te levar até as sarjetas? Vais cair em depressão?? Vais abandonar a vida?? Pois bem eu digo: NADA É ALTERNATIVA!! Tudo custa, eu sei.. Mas há que lutar. Cair e levantar. Há que desabafar (e isso ja o fazes aqui) e agarrar em cada palavra de carinho e força que aqui te deixam para começares a levantar-te!!

Se as coisas não dão de uma forma, procura outro caminho, outro rumo. Se não ficas satisfeita ao inicio, depois poderá que tudo se resolva. Lutar sempre, mesmo quando se está cansada, e nunca, nunca baixar os braços.

Digo tudo isto porque gosto de ti, porque quero-te bem. Força.
Beijinhos

abelhaferrona disse...

É a primeira vez que entro no teu blog, e digo, foi mesmo sem querer, porque estava nos dedicados aos cães, e carracinha foi um nome "giro" e entrei. Não pensei que fosse encontrar uma carracinha tão deprimida, tão no fundo.
Não sei a tua idade, para que possa dar-te conselhos, nem é para isso que aqui estou, mas acho que te iria ajudar se lesses um livro que tem por título "Assertividade" de Olga Castanyer, que é uma psicóloga espanhola, e digo-te, o livro ajudou-me a ultrapassar alguns traumas, tais como "actuar" no teatro de um emprego, onde giram marionetas, palhaços e bichos maus.
Primeiro a palavra parece muito complicada, eu pelo menos disse: "puxa, só pelo título nem lhe vou pegar" mas depois deixei-me embalar, assertividade dita assim assusta mas não é mais do que simplesmente, como diz J.A. Vallejo-Nájera "Sê tu próprio, incluindo os teus defeitos. Não tentes representar nenhum papel, não finjas: sê tu próprio ... um pouquinho melhorado, mas mantendo a tua identidade". E agora digo-te eu, começa por fechar os olhos e tenta conhecer-te, saber a pessoa que és, não aquela que te mostras aos outros, tenta ver as tuas qualidades e melhora-as, tenta ver os teus defeitos e se puderes tenta diminui-los, e sê para todas as pessoas TU. Todos temos defeitos e virtudes, e não somos nem melhores nem piores, lembra-te sempre disso. Agora "embrulha-te" nos teus braços, dá um big hug a ti própria e diz, eu AMO-ME. Se tu não gostares de ti, mais ninguém vai gostar.
Dorme bem
Abelhaferrona
Em breve, vou pôr no meu blog, algo parecido com o que acabei de te escrever, mas um pouco mais aprofundado. Se tiveres curiosidade, aparece.

Marta disse...

Bom dia Carracinha,

Na 6ªf, tive uns problemas técnicos, que me impediram de andar muito por aqui, e não vi o teu post... hoje fiquei triste por ti. Lamento muito. Também não passo uma boa fase profissional,e sei o que custa olhar para a frente e não ver nada... a incerteza... mas sei que vou ultrapassar isto, tal como tu... sei que de alguma forma eu vou precisar no futuro, da aprendizagem que estou a fazer... sei que vou sair mais forte... pq para me derrubarem precisam de mais, muito mais! Acredita, és mt mais forte que isto... acredita em ti!
Desejo-te a maior das sortes e desejo principalmente que não deixes de sonhar... para sonhar não precisamos de nada nem ninguém... e vale sempre a pena... tal como a vida!
Eu ando por aqui!

Beijinhos e uma melhor semana!

Cátia disse...

Carracinha,

Claro que nao vais desistir. A força pode nao parecer muita, quando precisamos de força vamos busca-la nem sabemos bem onde. Mas vamos...

Força!! Se precisares de uma amiga, sabes que tens aqui uma tambem.

Beijinhos

abelhaferrona disse...

Gostei de ler o teu comentário. Sinto que ainda és muito nova, olha em frente, a vida não é feita só de dias de chuva, também há dias de sol, embora eu prefira dias de chuva, dão-me mais paz de espírito.
Vou deixar-te agora, só alguns pequenos trechos que vou "colhendo" ao longo da vida, um é este que tenho "postado" no meu frigorifico, para cada vez que vou beber um gole de qualquer coisa, (porque eu não gosto de comer, e só há práticamente líquidos, principalmente, leite e yogurts, dentro daquele desgraçado), leio A Leia da Vida que diz "É uma lei da vida humana, tão certa como a lei da gravidade: para vivermos plenamente, precisamos aprender a usar as coisas e amar as pessoas ... não, amar as coisas e usar as pessoas." Não deixes nunca que te usem, ajudar é uma coisa usar é outra. Uma outra, uma simples frase, é a seguinte "A infelicidade é apenas a diferença entre a fantasia e a realidade, e mais importante que ser amado é amar", ama-te a ti mesmo e verás como vais ser amada pelos outros. "A cada um será dado conforme a sua obra e seu entendimento, somos a soma de todos os nossos pensamentos, palavras, actos e emoções, que brilhe a tua luz"
Se tiveres tempo passa no meu blog e ouve o post dedicado ao cantor Gregory que morreu com apenas 23 anos, em Abril deste ano. Ele é e será sempre um exemplo de vida e coragem, ele sabia que a vida lhe seria curta, mas viveu-a com toda a intensidade, além de lindo, canta como um anjo.
Um abraço da amiga
Ana

Lu.a disse...

Isso já me aconteceu...mas não desmoralizes (eu sei que é fácil falar...),dos fracos não reza a história, linda! FORÇA!!

mjf disse...

Amiga Carracinha linda !
Às vezes os prblemas parecem-nos mais graves e as soluções mais dificeis, mas a ansiedade é que nos tira a capacidade de os resolver...E se os fins podem ser tristes,eles também podem significar Recomeços.
Beijos e pensamentos positivos!

Unknown disse...

Olá
A vida tem-me ensinado que cada dia que passa se deve acreditar menos nas pessoas, não que todas sejam iguais e que cometam os mesmos "erros", mas para acreditarmos nelas, devemos conhece-las primeiro
A vida virou um jogo tão grande que por vezes nem nos apercebemos que estamos a ser enganados e depois acontece o que já é habitual:
Os perdedores reclamam e os vencedores comemoram…
Será isto ingenuidade? Talvez, mas não será menos verdade que acreditamos a maior parte das vezes porque julgamos que os sentimentos dessas mesmas pessoas têm algo de recíproco.
Por isso, minha amiga, o melhor é não nos deixarmos enganar com as palavras, nem tão pouco nos deixarmos levar pelos extremos.
E para terminar, um conselho:
Não te isoles, nem fiques á margem de tudo e de todos.
Sei que por vezes custa ser palhaço, agora ficar à margem do que é bom da vida isso é que não.
Certamente que irás ter outros obstáculos, mas a vida é assim, soma-se um dia e mais outro ao longo dos tempos até que se olha para trás e diz-se “porra, ainda não fiz nada que batesse certo”.
Provavelmente vou ser injusto comigo próprio, mas eu sei qual é o antídoto para esse tipo de gente…
Nem calculas a raiva que sinto por não ser em determinadas alturas igual a esse tipo de asininos.
Uma boa semana, não te esqueças que a vida continua.

Beijos

Cláudia disse...

Vamos a arrebitar vá :)

Aragana disse...

UI... onde é que eu já vi esse filme?

Quando tive um chefe espanhol!!!!

Eumesma disse...

Um dia de cada vez, é o meu lema, desde há uns anos para cá.
2 coisas: quando as coisas correm mal, tentar nunca sofrer por antecedência , é o pior que podemos fazer, não faz sentido, estamos a sofrer uma coisa que ainda não sabermos que irá acontecer ou não e tentar aproveitar o dia de hoje da melhor forma possivel e como diz a Lurdes, oa amanhã é só amanha.
Não estou numa situaçao muito segura profissionalemnte falando, mas recuso-me a pensar o que pode acontecer, até porque actulamente e em relação á saúde tenho coisas mais importantes para pensar.
Portanto, tentar ter sempre fé (por mais que as coisas no empurrem para baixo) e acreditar, temos que acreditar que existe ainda algo de bom para aí..
Respara, 19 desconhecidos, comentaram este post, deram um empurrão para cima, precocupam-se sem te conhecer, sem se sentirem obrigados a fazer comentários...
Ainda há coisas boas neste mundo, acredita...:-)

Bjs

Carracinha Linda! disse...

É verdade Eu Mesma!

Afinal nem tudo é mau. Existirem desconhecidos que nos deixam mensagens de força e de apoio já é um motivo para eu sorrir. Fizeram muito mais do que pessoas que conheço pessoalmente. Não vou esquecer esta vossa atitude.

A todos vocês: MUITO OBRIGADA!!!!

Beijinhos para todos desta Carracinha que, mesmo sendo complicada das ideias, vai-se lembrar sempre do vosso apoio e carinho!

Maria Cristina Amorim disse...

Vale sempre a pena viver.
Ás vezes desesperamos com a vida a dar cambalhotas para trás, só que não é para sempre, e um dia virám, que as coisas vão melhorar, e muito.
Beijos.

Rute disse...

Nunca digas nunca ;) sempre ouvi dizer...não pudemos desistir de realizar os nossos sonhos, por enquanto se achas que o teu emprego é instável vai procurando outra coisa que gostes, não faças como eu que me acomodei ao que tinha e suportei muita coisa...beijocas e força

Já agora adoro essa música, boa escolha ;)

mjf disse...

Olá Carracinha linda!
Mais animadita???
Somos muitos a torcer por si.
Pensamentos positivos.
Beijo amigo

Van Dog disse...

Uauff para ti, Carracinha.
(e, para mim, não tem nada a ver com a nacionalidade dos "empresários"...)

Afgane disse...

Cara Carracinha,
Sei que neste momento tudo o que possa dizer de pouco vai adiantar, já passei por essa situação e até pior. Certamente que aguentará e irá para a frente minha amiga não desespere. Aos poucos vá vendo para onde pode recorrer se a situação se apresentar e na altura certa se for caso disso dê o salto.
Espero que tudo corra pelo melhor.
Beijos

GK disse...

Aconteceu-me exactamente o mesmo há uns anos. detesto gente cínica.
Desejo-te força.
Dizem que se vivermos a vida da maneira certa não precisamos de correr atrás dos sonhos, eles é que vêm ter connosco. Estou a tentar descobrir qual é a maneira certa de viver... Se eu conseguir, eu prometo que volto para te dar a fórmula. Fazes o mesmo por mim?
:(

Kunta disse...

Olá Carracinha linda!

A vida por vezes não é fácil e por vezes parece que o mundo desaba sobre nós. No entanto quando se fecha uma porta logo se abre uma janela. Não podemos baixar os braços e entregar as armas ao inimigo. Há situações que merecem ser denunciadas e o estado a que este pais chegou é apenas o reflexo de décadas de uma governação sem qualquer estratégia.

Tens de continuar ao lutar pelos teus objectivos, pelas metas que ambicionas realizar. A vida tem muitos obstáculos que têm de ser percorridos. Há medida que os vamos transpondo vamo-nos tornando mais fortes, mais maduros, mais sábios.

Deixo-te com uma frase de Jean Cocteau - "Não sabendo que era impossivel, foi lá e fez"

Uma grande lambidela...

as velas ardem ate ao fim disse...

Pois parece que nao andas com muita sorte..

Um dia lindo para ti e um grande sorriso.