quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Quando o mundo perde a côr.



O mundo e a vida são feitos de cores.

Mas nem todas as pessoas vêm isso da mesma forma. Existem determinados acontecimentos que levam a que certas pessoas passem a ver a vida numa escala de vários tons de cinzento.

Um bom exemplo para explicar isto é como se para essas pessoas a vida não passasse de um túnel escuro que, para onde quer que se olhe, não se vê nem luz nem nenhuma saída possível.

Para estas pessoas, que apesar de tudo estão conscientes das coisas boas que têm na vida (saúde, emprego, casa, família, etc), a depressão é um estado que não conseguem ultrapassar.

Nos últimos anos tem aumentado o número de pessoas que sofrem de depressão.

Pode ocorrer em todas as faixas etárias, mas a adolescência é o período de maior risco, principalmente para as mulheres. Nos homens, é entre os 35 e os 44 anos que o risco aumenta.

Imagem retirada daqui.

Para quem sofre de depressão, o início da manhã é vivido com uma preocupação intensa, visto que há todo um dia a enfrentar, não se sabendo como, o que gera um grande sentimento de angústia. A maior incidência de casos de depressão revela-se no Outono e no Inverno, sendo que existe uma redução quando chega a Primavera.

As causas da depressão podem ser variadas:
- Excesso de pressão no trabalho;
- Início de aulas;
- Despedimento;
- Divórcio;
- Solidão;
- Morte de alguém chegado;
- Maternidade;
- Doenças diversas;
- Vítima de acidente;
- Vítima de rapto;
- Vítima de violência física, etc.

Quem vive uma depressão pode evidenciar alguns dos seguintes sintomas:
- Sentimento de tristeza;
- Choro fácil;
- Perturbações do sono;
- Alterações de peso;
- Falta de interesse por actividades que antes consideravam agradáveis;
- Sensação de cansaço e fadiga;
- Sentimento de incapacidade e de inadaptação;
- Falta de interesse pelo sexo;
- Pensar demasiado no passado.

Apesar de tudo, é possível tratar a depressão, sendo que é bastante importante iniciar o tratamento quando se revelam os primeiros sinais da doença. Logo que seja feito este diagnóstico, o médico pode prescrever o tratamento mais adequado, sendo que actualmente se procura associar a tomada de medicamentos á psicoterapia.

O tratamento da depressão prolonga-se por um período de tempo nunca inferior a 6 meses. Durante esta fase todo o apoio e compreensão dos familiares e amigos é de elevada importância.

Ter uma depressão não é sinal de fraqueza, nem deve ser vivido com medo e/ou vergonha.

Para mais informações, ler aqui, aqui, aqui e aqui.

Um grande abraço, cheio de carinho e compreensão, para todos os que passam ou já passaram por esta situação ou que acompanharam alguém neste processo. É importante não desistir. é importante acreditar que todas as cores bonitas voltarão a brilhar!


Peter Gabriel & Kate Bush - "Don't give up"

...

don't give up
'cos you have friends
don't give up
you're not beaten yet
don't give up
I know you can make it good
...
don't give up
you still have us
don't give up
we don't need much of anything
don't give up
'cause somewhere there's a place
where we belong
...
don't give up
'cause you have friends
don't give up
you're not the only one
don't give up
no reason to be ashamed
don't give up
you still have us
don't give up now
we're proud of who you are
don't give up
you know it's never been easy
don't give up
'cause I believe there's the a place
there's a place where we belong

PS - Sei que a música é um bocadinho triste, mas é uma mensagem de força e apoio para quem dela necessita.

37 comentários:

Anónimo disse...

A depressão é uma doença terrivel. Muitos ainda a veem como uma frescura, um capricho, mas não é assim de forma alguma.
Nunca tive uma depressão, felizmente, mas acompanhei a minha mãe... foi um processo longo e penoso. Ela simplesmente fechava-se no seu próprio mundo e não permitia que ninguém entrasse. Arrastava-se pelos cantos, chorava... e quem a via de perto, sentia-se impotente para a poder ajudar. É complicado também para quem acompanha, foi principalmente para o meu pai, porque a dada altura ela deixava de falar. Dizia "Não sei", e pouco mais.
Tudo está a correu bem agora, mas tem sido uma luta. Ela está supostamente bem há mais de 2 anos... mas ainda não é bem isso que eu vejo!

Beijo grande para ti! Este post tem algum motivo especial?

CarlaRamalho disse...

De facto, a depressão é algo extremamente complicado, que deita a pessoa muito abaixo e que nem sempre tem compreensão por parte da sociedade. As doenças do foro psicológico ou mental ainda são pouco valorizadas, em minha opinião, o que é um erro crasso...

Lu.a disse...

...pooooois...!

Van Dog disse...

Belo texto, Carracinha. É bom termos isto sempre presente.

Unknown disse...

Olá,
A depressão é na realidade uma praga dos nossos dias. Quando se apodera de nós consome-nos aos poucos, a infelicidade que a acompanha faz-nos perder a paciência, deixa-nos desconsolados, gera em nós uma grande preocupação, rouba-nos o sorriso e não nos permite aproveitar a vida.
Contudo, a depressão tem cura sem serem necessário grandes terapias, basta para isso que se procure forças para reagir, que se procure aquilo que nos dá prazer, aquilo que nos vai dar coragem para prosseguir, e se a tudo isso se juntar um punhado de bons amigos, garanto-te que não há depressão que resista.
Beijinhos

Rafeiro Perfumado disse...

Concordo com quase, quase tudo. Agora ter depressão por começarem as aulas? Vão para o raio que os parta e arranjem problemas a sério.

Beijoca!

ganesha disse...

Como se já se ouviu dizer que "é a doença da moda" infelizmente quem já passou por ela acredito profundamente que não queria estar na moda.
Parabéns pelo post e desejo-te um excelente dia bem colorido.
Beijinhos

Balbino disse...

Só para dizer que não li o "Código DaVinci" nem vi o filme. =) Mete o meu nome aí na lista negra

Cátia disse...

Minha querida,

São momentos terríveis, doenças terriveis que muitas vezes deixam marcas... No entanto é preciso combate-la, e isso tem que vir de dentro...

Força para ti, estou por aqui.
Beijos

CAP CRÉUS disse...

Está tudo bem?
Se for uma má altura, tem força, enfrenta o dia com ganas!
Vive um dia de cada vez e sempre com um sorriso nos lábios!
Bjos

GK disse...

infelizmente, conheço a doença... :(

Anónimo disse...

Venho desejar-te um bom fim de semana. Um carnaval colorido, seja com ou sem máscaras!

Beijo grande!

inBluesY disse...

'estranho' é assistir a esse mal em crianças, e ocorre com frequência nestes tempos.

caniche vagabundo disse...

os animais são uma poderosa ajuda para esses casos!!! São companheiros, estão sempre dispostos a ouvir e a dar carinho...

Safira disse...

Tenho muito respeito pelos realmente deprimidos, aqueles cujos sintomas evidenciam de facto a alteração hormonal que impede a serotonina de fazer o seu papel, causando descompensação grave que leva ao estado letárgico e desinteressado. Contudo, tenho menos respeito pelas pessoas que se dizem 'deprimidas' porque é fácil assim terem uma desculpa para não reagirem às adversidades/contrariedades. E como os nossos médicos gostam muito de diagnosticar depressões por tudo e por nada, acaba muitas vezes a pessoa verdadeiramemte deprimida a ser olhada de lado, porque o vizinho do lado também toma antidepressivos, e pensa ?tá deprimido? e então qual é o espanto? Eu também estou e não me queixo! Grande coisa!! E para a pessoa deprimida, a compreensão é tudo. Estas pessoas precisam ser altamente motivadas para reencontrar alegria de viver. Como fazê-lo se a doença é banalizada??
Todos passamos por momentos menos bons e, quando não conseguimos ultrapassar, temos de procurar ajuda. Eu já fiz isso, e digo-o sem problema nenhum, fiz psicoterapia durante uns meses, não digo que tenha resolvido tudo, mas deu-me algumas ferramentas para decidir enfrentar sozinha. Não cheguei a tomar remédios porque, lá está, não estava verdadeiramente deprimida. Sentia-me mal, mas estava perfeitamente funcional. No fundo estava apenas triste. E para a tristeza não há comprimidos nem outra poção mágica que não seja tentar encontrar no fundo de nós 'aquele' click que nos faz 'arribar'.
Beijinhos, Carracinha, e arriba!!!

Safira disse...

Ah, esqueci-me de dar-te os parabéns pela música. Gosto muito desta canção. Ficou muito bem no teu post.
Bjs

as velas ardem ate ao fim disse...

Tem mesmo que ser um dia de cada vez.

bjinho

Lu.a disse...

Bom Carnaval! :)

Unknown disse...

Conheço-a bem...

Beijo

GK disse...

Sabes, dizem que a depressão não tem cura. Pois eu recuso-me a creditar nisso, porque me recuso a voltar a esse lugar escuro!
:)

Gata Verde disse...

Muitos associam esta doença a falta de personalidade, o que é bastante errado porque é realmente uma doença.
Quem a tem deve assumir para que a cura seja mais fácil.

Beijinhos

Rp disse...

Adorei toda essa informação misturada com muita preocupação!
Grande post.
Beijinho

Blue Angel disse...

Eu já tive um início de depressão por causa de um namorado quando tinha 19 anos. Eu já andava a dar com a cabeça nas paredes com aquelas parvoíces que nunca mais ia encontrar um amor como o dele (agora até dá para rir) que eu nunca mais iria sorrir, que nunca mais ninguém me quereria... LOL
Como tinha acabado o 12º ano na escola, decidi afastar-me e fui viver para o Canadá 6 meses para espairecer. Fez-me um bem maravilhoso. Voltei para sofrer mais um pouco mas coloquei um ponto final na relação.
É uma situação mesmo muito complicada e pois parece que o mundo se vira contra nós e nós não somos nada contra o mundo.
Este teu texto, espero que ajude quem começa a ter os sintomas. Se tal como eu fui, a depressão for apanhada no início mal deixa sequelas.

Boa semana

Nivea

Farinho disse...

Olá linda...

Por agora estou por aqui, daqui para a frente logo se vê..

Estamos bem, a piolhita foi oerada agora á dias, mas correu td bem e ela está optima.


Já agora... adorei o teu post.

Beijoquinhas grandes

Rubi disse...

Um post interessante e elucidativo. Senti uns laivos de depressao aqui ha uns tempos, que nao passaram de um cheirinho subtil felizmente. Mas e importante que se perceba melhor este estado, para tambem melhor ajudar. Beijinhos

... disse...

A depressão ainda é vista, por alguns, como uma histeria de quem não tem mais nada do que fazer...

Tão errados que eles estão, infelizmente só percebem quando a coisa lhes bate à porta, a eles próprios ou a alguém próximo e depois, já é tarde...

Excelente assunto! Boa abordagem

Eumesma disse...

Pois, tb a conheço bem...

Demasiado bem para o meu gosto...
:-(

E de facto só já passou por isso consegue dar valor a quem está a passar, já que para muitos é "falta do que fazer", falta disto, daquilo...

Enfim...

Qualquer coisa, ando por aqui...:-)

Bjs

*@rclight* disse...

minha amiga
acho k foi o melhor post k já li aki!
muitas verdades nos mostras consequencias duma vida desiquilibrada mas k no fundo toca-nos em todos
gostei imenso do teu ponto de vista
és bastante racional
e abranges quase todos os pontos mais importantes!
adorei ler-t!
posso dizer

verdade seja dita
beijo merecido
volta******

LurdesMartins disse...

Se estivesse agora contigo dava-te um beijinho! Gosto da tua sensibilidade e da forma de veres as coisas.
E não, não é fácil! Mas consegue-se!
Beijinhos grandes, Linda!

Maria Cristina Amorim disse...

Felizmente não sei o que isso é.
Passo a maior parte do dia sozinha a cuidar da casa , e o resto a cuidar das filhas. Quando me aborreço fou fazer o que mais gosto(artesanato), e as tarefas que se "lixem"
Beijos.

mulherazul disse...

Ena e pensava eu que era uma entendida, a minha mãe tem uma depressão há muitos anos, toma medicamentos há muitos anos e é horrivel eu antes não compreendia mas agora tenho muito medo de ficar doente como ela... uma boa semana

Miudaaa disse...

"Nada na vida deve ser temido, somente compreendido.
Agora é hora de compreender mais, para temer menos" - Marie Curie

Deixo-te todo o carinho possível e digo-te, ESTOU AQUI. Tens a minha mão, o meu sorriso, o meu GOSTAR de TU.

Um Beijooo da miudaaa

Kunta disse...

Olá carracinha,

Adorei o teu texto. A depressão é uma doença terrível. As doenças da mente e da alma são bem mais dificeis de ultrapassar do que a maioria das doenças do corpo. E nesses casos toda a ajuda e apoio daqueles que nos estão próximos é preciosa.

Mil lambidelas

Rute disse...

Olá carracinha linda,
em resposta á tua pergunta no meu cantinho, as flores do topo já estavam no template que coloquei...

EM relação ao teu post, cada vez mais existem pessoas que sofrem de depressão e digo que não é nada fácil sair dela, acho que é de fases...infelizmente ainda existem pessoas pouco sensíveis que criticam quem a tem...

Existem medicamentos para melhorar mas podem-se tornar viciantes...

beijocas

Anónimo disse...

Olá, é só para deixar um sorriso de coragem aos que passam por esta doença e que se lembrem que não são os únicos a passar por ela porque nestas alturas pensamos que é só connosco que acontece :)

Parabéns pelo post
Ana
(mais uma pessoa que anda a tentar curar-se)

calminha disse...

Ainda bem que falas sobre este tema , infelizmente ainda existem pessoas a pensar que as depressoes são para pessoas fracas, e quando alguém quer afirmar-se , ja se ouve a expressão , eu não preciso de prozac...hora bem se partem uma perna não poem os meios ?
parabens por abordadres bem este tema , a maioria das pessoas k têm depressões não são fracas têm é um coração enorme,ninguém adoece por perda de algúem se não sente ou não ama.boa semana

Kalua disse...

só quem a vive (ou já viveu!) a pode entender...
bom tema, estás de parabéns... :)