quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Tempo de reflexão


E eis que, quase sem darmos conta, já vamos a meio do mês de Dezembro. Não há mesmo dúvida que o tempo passa rápido demais. É incrível quando olho para trás e parece que o último Natal foi ontem. Mas não. Passou-se quase um ano. O tempo voa… e nós nem nos apercebemos disso.

Chegámos então a Dezembro. O meu mês. O mês desta menina. E há-de ser também o mês de muito mais gente. E Dezembro é também o mês do Natal. Mês em que se sente no ar um espírito diferente do resto do ano. “Natal é quando o Homem quiser”. Mas a verdade é que só nesta altura é que nos lembramos de pessoas em que, durante o ano, muito provavelmente não pensámos. Os familiares que estão longe e já não vemos há bastante tempo. Os amigos com quem não podemos estar tantas vezes. E lembramo-nos deles todos de uma maneira mais especial e carinhosa, pensando porque raio não estamos mais vezes juntos e o quanto gostávamos que agora eles estivessem perto de nós.

Esta altura do ano para mim sempre foi um bocadinho complicada. Não sei porquê, mas acho que nesta altura penso ainda mais na vida e fico sempre mais melancólica e nostálgica. Para mim é tempo de fazer um balanço. Não só porque é mais um ano que chega ao fim, mas também porque eu também completo mais um ano. Este ano pensei que não fosse entrar tanto neste sistema. Pensei que ía viver esta época apenas com o espírito de Natal, sem pensar demasiado nas coisas. Tanto pensei isso que há mais de 2 semanas que montei a árvore de Natal lá em casa. Nunca o tinha feito tão cedo. Tinha-me deixado levar pelo espírito natalício. Mas enganei-me. Tenho verificado que nos últimos dias estou mais introvertida e mais calada. Afinal não me consegui esquivar de mais esta fase de autoavaliação. E o problema, é que sendo eu demasiado crítica comigo própria, não estou a ter muito bons resultados. De facto mais um ano passou. E tanto ficou dizer, tanto ficou por fazer. Ou por medo, ou insegurança, ou porque não houve mesmo oportunidade. Mais um ano passou. E sinto que não avancei em nada. Os mesmos sonhos e objectivos de anos anteriores não foram atingidos. E nada faz prever que se venham a concretizar. Por mais que tente, não consigo deixar de pensar o quanto eu tenho falhado. Em todos os aspectos. Lá está a Carracinha a pensar, repensar e “tripensar”. Acho que faz parte da minha natureza e não o consigo evitar.

Por isso, não estranhem se este canto andar assim um bocadinho abandonado. Mais vale estar quieta e não escrever coisas que pareçam demasiado pessimistas e deprimentes. Além disso, mais uma vez devido a compromissos profissionais, vou ficar impedida nos próximos dias de vos visitar.

E atendendo ao meu estado de espírito, só me apetece ouvir uma música assim:


Michael Nyman – “The heart asks the pleasure first”



É imperdoável ainda não ter visto este filme…



E também começo a sentir vontade de rever pela enésima vez um filme que eu tanto adoro e que se passa na altura do Natal. É o filme “Love actually – O Amor acontece” que eu tanto adoro e não me canso de ver. Dele faz parte esta cena:


E esta também:


E mais esta:


Se bem que a melhor de todas é a cena de que eu já tinha falado aqui. Essa é simplesmente linda!




Pronto, já chega! Até á próxima semana.

30 comentários:

CAP CRÉUS disse...

Gosto tb muito deste filme.
Espero que as nossa tv's que gostam tanto de repetir as coisas, o passem de novo.

LurdesMartins disse...

Pois olha eu que neste mês costumo andar toda feliz e divertida (tipo criança que espera ansiosamente pelo Natal), este ano ando praticamente a rastejar... e só me apetece chorar...
E sobre balanços, nem te digo nem te conto...

Este filme... bem, já somos duas! Simplesmente adoro-o!

Beijinhos e bom trabalho.

Hands of Time disse...

Tira os teus momentos de reflexão mas volta rápido! ;)

disse...

Tambem gostei muito deste filme (e nao e so porque participa o Rodrigo Santoro, nao!;)

Ainda no outro dia falava de balancos com o meu mais-que-tudo. O ano passado alguem nos perguntou, de 1-10, quanto davamos ao ano que estava a terminar, quando percebemos que nao davamos 10, ficamos muito tristes...nao interessa estar agora a explicar os motivos que nos levaram a dar essa "classificacao", a verdade e que tinha sido um ano dificil mas o facto de tornar a coisa "fisica" nao ajudou nada nesse momento, porque nao estavamos em condicoes de fazer balancos. Bem, tanta conversa para te dizer que nem sempre devemos pesar a nossa vida nos pratos de uma balanca criado por nos, as vezes estamos mais frageis, com menos vontade de andar p'ra frente, pessimistas, essa nao e, com toda a certeza, uma altura de avaliar o que conseguimos ou nao... E um pouco parecido como quando faziamos testes ou exames na escola ou na faculdade: nao achavas sempre injusto que te avaliassem por uma serie de perguntas, que as vezes nem sequer tinham sido abordadas nas aulas?
Ainda que sintas que o fim do ano e um ponto de viragem (ninguem consegue eviatr pensar assim, porque e o fim de qq coisa)e para ti especialmente, pq e o teu aniversario (acho q percebi bem?), nao sintas que perdeste mais um ano, pensa que estas a ganhar outro e que continuas a ter todas as oportunidades de chegar onde quiseres!
Desculpa a intromissao, mas nao acho justo que facas isso contigo propria...
um beijinho,
B

Van Dog disse...

Adoro a música! E os filmes! E ler os teus posts!

Rafeiro Perfumado disse...

Só por curiosidade, os teus meses têm quantos dias?

Aragana disse...

Não me falem que é Dezembro!

Lu.a disse...

Vou voltar para ler o post com mais calma...até lá, bom fim de semana! :)

Kalua disse...

passei a correr só para te deixar :***

PS - tb sinto essa nostalgia no Natal, no aniversário, etc... acho que é normal, pensamos sempre um pouco mais na vida nestas alturas...

Kalua disse...

n sei em que dia fazes anos, mas se já passou, deixo-te aqui os meus parabéns... se não, então esquece esta mensagem que logo apago e dou na altura apropriada!

Rubi disse...

Hummm. Eu vi o Love Actually umas 15 vezes...lol...Mas para falar verdade irrita-me a imagem que dão dos portugueses com a Lúcia Moniz, mas também não é muito errada diga-se de passagem. A menina carracinha também faz anos em Dezembro? Beijinhos

Kunta disse...

Muito bom o filme! E mais uma vez adorei o teu post. E sabes porquê? Porque te saem do coração.

Mil lambidelas e muitos parabéns!

Anónimo disse...

Bom Dia!
Esta é uma nova semana, estamos quase a meio de dezembro e o tempo de reflexão é natural nesta altura, mas aproveita tb para ver as luzes, sentir o calor, e volta.
O filme, como já disse antes... é lindo!

beijos!

Maria Cristina Amorim disse...

Mesmo que estejas triste, deita cá para fora o que te atormenta . Faz bem á alma.
Beijos e uma boa semana.

Uwish4 disse...

Revi-me em todas as tuas palavras.. Entendo-te perfeitamente. Também acho que sou auto-critica demais e também acho que falhei e nunca avanço.. mas a verdade é que o problema é nunca estarmos contentes com as pequenas vitorias, com o aqui e agora, queremos sempre mais e mais e mais... eu coloco inumeras etapas a mim propria e assim torna-se impossivel concretizar tudo de uma vez, claro..
não escrevas não, entendo-te. se escreveres faz delete no final.

Beijo grande, aqui e agora! ;)

Cátia disse...

Ola Carracinha,

Esta é uma fase em que muitos ficam melancólicos, outros vivem-no com a maior das alegrias. Sinceramente, (tambem) costumo estar no grupo dos primeiros, mas mais proximo da altura....

Sinto a tua falta por aqui (e or lá), espero que nao te afastes mt.

Beijinho grande

Blue Angel disse...

Eu adoro esta época do ano! Vibro com a perspectiva de estarmos todos juntos á mesa, a lareira acesa, as crianças a brincar! Sempre foi uma noite mágica para mim desde criança! Mas este ano a noite de Natal não vai ser assim tão maravilhosa, pois embora tenha encontrado o homem da minha vida, não vou ter a minha filha comigo. Vai passar esta data com o pai dela...
Em todo o caso, vou fazer com que seja uma bela noite dentro dos possíveis... e andar o mais feliz possível! Faz o mesmo… dentro dos possíveis!

Boa semana, Nivea

Maria Cristina Amorim disse...

PARABENS (VÁLIDO PARA TODOS OS DIAS DO MÊS)

GK disse...

Eu também sofro de Xmas blues.
E tb AMO o Love Actually!
Bj.

Miudaaa disse...

Minha Carracinha Linda, o que lá vai lá vai. O ano passou, deixou momentos muito felizes, outros menos felizes, mas tens que agradecer o facto de estares VIVA, de estares cá entre tantos e tantos que gostam de ti.
Com o tempo, e nunca sabemos a duração do mesmo, tudo vai ao lugar, como te tenho dito, apenas tens que A C R E D I T A R. Não contes os dias que já passaram os meses, os anos, as esperas. Tudo faz parte do teu processo de crescimento e aprendizagem. ACREDITA em ti. ÉS LINDA.
Bora lá ACREDITAR nos teus QUERERES, a miudaaa dá a partida... boa? 1...2...3... Gooooo!!!

Um beijo cheio de carinho da miudaaa

Unknown disse...

:))
Este filme é BRUTAL mesmo .
E as coincidencias existem sim . lol
Beijinhos e um FELIZ NATAL tb para ti e todos os teus

CarlaRamalho disse...

Eu AMO este filme! Todas as cenas são excelentes, umas porque são comicamente hilariantes e outras porque revelam grande sensibilidade...

maria inês disse...

com os desejos de um Feliz Natal, venho deixar-te

venho repassar a
CAMPANHA, SOU SEU FÃ!!!

´´´´´´´´´´´¶
´´´´´´´´´´¶¶
´´´´´´´´´¶¶¶
¶¶¶´´´´´¶¶´¶
´¶¶¶¶¶¶¶¶´´¶
´´´¶¶´´´´´´¶¶¶¶¶¶¶¶¶
´´´´´¶¶´Fô¶¶¶¶
´´´´¶¶´´´´´¶¶¶
´´´¶¶´¶¶¶¶´´¶
´´¶¶¶¶¶´´¶¶´¶´
´¶¶´´´´´´´´¶¶¶´

já ganhaste a tua, agora vou
ver se ganho a Minha Também. Passa para os teus AMIGOS,
e ganha mais Estrelinhas também.

beijos, mandaram-me distribuir estrelas.


Um BOM NATAL cheio de embrulhos de alegria, celebrado em paz e harmonia ...!

Eumesma disse...

Sim, é o meu mês, mas tb o teu...
:-)
E por icrivel ou não que pareça, tanto gosto dele, como o detesto...
Tb para mim esta altura é mto complicada...
Sinto falta daquilo que tive e já perdi, daquilo que nunca tive e gostava de ter, enfim, sinto mto siceramente a falta de pessoas, sinto o peso da solidão a pesar imenso, demasiado...

Acho que que Natal só deveria existir para quem é feliz, porque é e sempre vai ser uma época bonita.

Enfim...que dizer mais?? Que concordo ctg em tudo o que disseste, mas isso tu já sabes...
:-)

Espero que já andas mais animada, senão, liga-me um dia destes, e fazemos aí um jantarinho de Natal..:-)

Bjs

P.S. A musica é linda, o filme mais ainda, tens o ver...

Qto ao outro filme , pois tb é um dos meus favoritos, é lindo, enquadra-se bem nesta época e fez-me choramingar tb , mas uma sou uma sentimental mesmo...:

Cláudia disse...

Adoro o "amor acontece". É um dos filmes da minha vida.
Adoro adoro.

E em compensação o Natal não me diz nada e cada vez menos.
Mas pronto.
Beijinho

Cátia disse...

Passo para te deixar um beijinho e força...

Nao te deixes ir abaixo, força!!
Beijinho grande

ps - aguardo novidades por aqui

Anónimo disse...

A época natalícia é muito propícia à refexão e à nostalgia. Eu, pessoalmente, este ano sinto-me mais em abaixo do que o normal. Deve ser o clima. :) :) :)

GK disse...

Como vão os teus Xmas blues? Os meus estão atrasados! :)

Safira disse...

Cara Carracinha, Sou nova nestas andanças mas não resisti a espreitar para ver se a cena de que falas (do Love Actually) seria a mesma em que eu estaria a pensar. Para mim, a melhor cena de declaração de todos os tempos. Este filme é simplesmente (e a simplicidade tem destes estados de absoluta grandeza)genial. A rever vezes sem contas, porque, convenhamos, a cena de dança do Hugh Grant também é muito boa! :)

Quanto à melancolia do Natal: eu acho que é bom não nos rendermos como tontinhos ao espirito consumista do Natal e acho que faz bem reflectir sobre tudo o que fizemos e o que não fizemos. E se o balanço não for do mais positivo, paciênica. E alegria! que vêm aí mais 52 semanas para tratarmos melhor do que ficou para trás.

Lu.a disse...

Acreditas que ainda não é desta que tenho tempo de ler o post como deve de ser??!

Passei para dar um beijinho e desejar uma boa semana! :)