terça-feira, 27 de maio de 2008

Quando o mundo perde a côr. 02

Já há uns tempos atrás eu tinha abordado este tema.

Ontem na TVI, depois do noticiário, passou uma reportagem da jornalista Alexandra Borges que falou exactamente do mesmo assunto.

Tal como ela comentou, estamos perante a doença do século XXI. E não é só ela... muitos médicos são exactamente da mesma opinião.

A depressão começa por se "instalar" a pouco e pouco. O doente muitas vezes nem tão pouco se apercebe do que está acontecer. Por exemplo: passa várias noites em branco ou tem dores de cabeça ou sente-se cansado, mas atribui esses sintomas à vida stressante do dia-a-dia.

As pessoas mais próximas deverão estar atentas a estes sintomas. Mas como são muitas vezes dissimulados, acabam por ser ignorados e vão-se tornando cada vez mais graves.

Na reportagem falou uma jovem de 14 anos que se cortava com vidro e com uma tesoura. O acto de fazer mal a si próprio é bem comum aos doentes com depressão em evolução.

Falou também uma outra doente, penso eu que já recuperada, que quando estava em depressão se sentia como se todo o mundo estivesse certo menos ela. Este sintoma também é muito comum. E o facto de uma pessoa se achar uma estranha no meio deste mundo cheio de gente, leva muitas vezes ao isolamento. E o acto de se isolar não é de todo a melhor opção. Quanto mais estes doentes se isolam, mais medo têm de enfrentar o mundo que corre lá fora.

Em alguns casos, a depressão afecta de tal modo um doente que o torna incapacitado para trabalhar e levar uma vida dita "normal".

Tomar consciência de que algo não está bem é o 1º passo para a cura. Deve-se procurar ajuda médica. A depressão é uma doença e como tal não se cura sozinha. A medicação é essencial. Dependendo dos casos, pode ser tomada por períodos curtos ou por períodos mais longos, podendo mesmo estender-se por vários anos.

Não há que ter vergonha de assumir esta doença. O importante mesmo é ter a noção de que ela existe e precisa de ser tratada.

É de vital importância todo o apoio e compreensão dos familiares e amigos próximos. Mesmo eles muitas vezes acabam também por ser afectados e ter de recorrer a ajuda médica.

É aconselhável que durante a duração da doença não se tomem decisões importantes, tais como casar, decidir ter um filho, decidir trocar de emprego, etc. Primeiro há que "pôr a cabeça no lugar". Depois sim... recuperar o tempo perdido e seguir em frente... porque lá fora há um mundo à nossa espera.

E nunca se esqueçam: a força maior está dentro de nós!!!!!

Mariah Carey - "Hero"


Hmm
There's a hero
If you look inside your heart
You don't have to be afraid
Of what you are
There's an answer
If you reach into your soul
And the sorrow that you know
Will melt away

And then a hero comes along
With the strength to carry on
And you cast your fears aside
And you know you can survive
So when you feel like hope is gone
Look inside you and be strong
And you'll finally see the truth
That a hero lies in you

It's a long road
When you face the world alone
No one reaches out a hand
For you to hold
You can find love
If you search within yourself
And the emptiness you felt
Will disappear

And then a hero comes along
With the strength to carry on
And you cast your fears aside
And you know you can survive
So when you feel like hope is gone
Look inside you and be strong
And you'll finally see the truth
That a hero lies in you

Oh oooh
Lord knows
Dreams are hard to follow
But don't let anyone
Tear them away, hey yeah
Hold on
There will be tomorrow
In time
You'll find the way

And then a hero comes along
With the strength to carry on
And you cast your fears aside
And you know you can survive
So when you feel like hope is gone
Look inside you and be strong
And you'll finally see the truth
That a hero lies in you
That a hero lies in you
Mhhh
That a hero lies in You

20 comentários:

Cátia disse...

Olá Carracinha,

A força maior está dentro de ti! Nao te esqueças disso nunca... mas agora se te esqueceres, sempre podes pedir a Netty para te lembrar :D Espero que ela continue tão linda como sempre... e os patos, ainda sobrevivem?

Eu já terminei o kit kat...
Um beijo para ti

LurdesMartins disse...

Perspicaz a menina! Se a chuva deixar, vou!

Sabes, essa doença é uma merdinha... mas não há nada sem solução!

Beijinhos

Safira disse...

Há sempre alguma coisa para lá do arco íris. É preciso é não desistir de ver as cores da vida.
Beijocas para as meninas Carracinha e Netty

mjf disse...

Olá!
Sim senhora...gostei deste teu aviso á existência dessa doença que afecta cada vez mais gente...devemos detec~tá-la o mais cedo possivel...pois assim a duração do tratamento pode ser mais eficaz e menos prolongado

Beijocas

Blue Angel disse...

Fez agora 10 anos que eu estive com um início de depressão. A razão para uma miúda de 20 anos estar assim só pode ser um namoro muito atribulado que eu estava a viver nessa altura! Aí eu fiz a ultima coisa que eu pensaria em fazer! Fui viver para o Canadá, ara casa de uma amiga da minha mãe durante 6 meses. Tomei uma posição, pois chorar dia e noite não era vida para ninguém.
Voltei mais calma, mas só terminou este namoro quando quase apanhei uma tareia de actual namorada dele que eu nem sabia que existia!!! LOL

Ai 20 anos, 20 anos.... tão trágicos e terríveis!!! LOL

Um beijo

Nivea

Kunta disse...

Há que estar atenta aos sinais dessa complicada doença. É que os males da mente são sempre mais persistentes e dificeis de cura que os do corpo.

Mil lambidelas

Rubi disse...

E realmente um assunto na ordem do dia. E quanto mais o enterdermos mais podemos ajudar quem estar a passar por essa situacao. Bjs

Belzebu disse...

Apesar de se tratar de uma doença referenciada e com contornos dramáticos nos nossos dias, há muita gente que julga que o desencanto de uma relação falhada, a perda de um ente querido, ou uma fase menos boa da vida, levam necessariamente à depressão. Por dá cá aquela palha as pessoas hoje sentem-se deprimidas e recorrem a medicação sem qualquer controlo, o que normalmente agrava mais a situação.

A resposta está mesmo dentro de nós, haja vontade de a encontrar!

Aquele abraço infernal!

Papinhas disse...

Tambem vi a reportagem, infelizmente já tive de entrar num hospital psiquiatrico para visitar um familiar, e lá ve-se com cada coisa...meu deus...miudinhas de 14 anos complectamente perturbadas por causa dos estudos, o stress de estudar e não obter os resultados pretendidos, recordo-me de uma que por acaso estava prestes a sair, que por esse motivo (estudo)o stress era tanto que engolia a comida inteira, sem a mastigar, a miuda tinha a boca e garganta toda ferida....a maior parte dos doentes que lá estão andam tipo zombies, andando de um lado para o outro vagarozamente e com olhar fixo, complectamente anestesiados sob efeito dos medicamentos, é muito triste o que se lá passa!muito mesmo! e cá fora há mais pessoas pertubadas que aquelas que se pensa, muitas até desconfiam ter um problemita mas não o admitem e tentam supera-lo mentalmente sozinhas, não sei até que ponto será possivel...enfim!

Beijocas

cosmic girl disse...

essa Netty é de fazer derreter qualquer coração... é por olhares desses que gostava de voltar a viver numa casa e ter um jardim com uma fofura dessas a saltar!

e sim... a força está em nós. e ser positivo só depende de cada um!

Olá!! disse...

Ela existe temos é de saber distingui-la dos "baixos" da vida... uma depressão pode ter consequências terríveis...
Beijos para ti e festinha na Netty linda

Unknown disse...

Olá
Está muito em voga inventarem-se, em conformidade com as doenças da moda, antídotos que sejam considerados como milagrosos.
É óbvio que a depressão é uma doença, não só ocasionada pela loucura que este mundo nos provoca, mas também pelos acontecimentos imprevistos que a vida nos “oferece “.
Por isso mesmo, sou de opinião, até por experiência própria, que combater a depressão isoladamente é difícil.
Porém, existem outros métodos com a qual a podemos combater, como a nossa atitude, a nossa força, ajudando-nos na recuperação.
Mas o mais importante, é a pessoa deprimida procurar, acima de tudo, fazer actividades que a entusiasmem, e essencialmente, sentir-se valorizada pelas pessoas que a rodeiam.
Beijinhos

Fá menor disse...

Aqui vim eu numa de cusca... e deparo-me com um assunto deveras interessante!
Nestes nossos tempos, devemos estar muito atentos, pois esta é uma doença que pode tocar a todos (em nós próprios ou em algum familiar muito próximo)

Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Carracinha,

Pois é, a maior força está em nós, só temos que a saber encontrar, um "só", que pode ser bastante complicado.
Gostei do teu post, pareceu-me positivo, pela divulgação e pelo espirito que me parece estar presente. Fico contente. Ando ausente, mas não me esqueci de vocês... não tarda estou de volta, obrigada pela preocupação.
Estou bem, apesar dos problemas técnicos, do trabalho e do mau humor! ;)

Beijoca grande!

GK disse...

Já estive nesse buraco sem fundo e sei que tive muita sorte. Sorte por não me ter magoado, nem a mim, nem aos outros, e sorte porque, no final, consegui manter ou recuperar todas as pessoas que faziam parte da minha vida antes. Muita sorte mesmo.

Não tomo comprimidos há dois anos! Sinto-me TÃO orgulhosa dessa conquista!!

:)

Bjs.

Rute disse...

Para ultrapassar tem-se que ter muita força interior e pessoas que nos dêem apoio.

beijinhos grandes

Mahira disse...

a força está cá dentro! sem dúvida alguma!

LurdesMartins disse...

Carracinha, fala com a outra jovem e vem tomar um café connosco! Se puderes, claro!
Beijinhos

Enfim... disse...

Deus nos livre de tudo isto :(

sabes que a vida que nos é proporcionada é propicia a isso

infelizmente cada vez se verificam mais casos desses

Beijinho
Bom fim semana

Kalua disse...

sou suspeita (sofro desse mal), mas cada caso é um caso... se precisares de um ombro amigo, ainda que estranho, sabes onde me encontrar...
bjs